A revista Financial Planning Review publicou uma pesquisa recentemente relacionando como a consciência está ligada ao acúmulo de riqueza. O estudo foi desenvolvido na área de psicologia e traz alguns apontamentos bem interessantes.
Veja também: O dia da semana em que você nasceu diz tudo (ou quase) da sua personalidade
O que a pesquisa entendeu a respeito da riqueza?
Algumas descobertas recentes mostram que pessoas mais diligentes, organizadas e com “espírito” trabalhador costumam apresentar maior nível de riqueza. Mesmo que a educação e outros fatores sejam levados em contas, os atributos anteriores se destacam no meio de todos os demais.
Como método de análise, o estudo examinou as relações existentes entre os traços de personalidade de uma pessoa e o grau de riqueza que ela apresenta na vida. Aliás, a prosperidade material foi medida considerando elementos como:
- Propriedade privada;
- Poupança;
- Investimentos;
- Itens valiosos.
O objetivo dos pesquisadores era o de aprofundar o estudo sobre a obtenção de riqueza a partir dos traços de personalidade. No entanto, eles pretendiam ultrapassar limitações demográficas já bem estabelecidas como idade, educação e renda.
“Fiquei interessado na psicologia do comportamento financeiro ao estudar traders em bancos de investimento e descobri o quão importante a personalidade e as emoções eram para o desempenho do trader”, disse Mark Fenton-O’Creevy, professor e autor do estudo do artigo publicado.
Modelo “Big Five” de personalidade
Um dos indicativos utilizados na pesquisa para medir a personalidade humana foi o modelo “Big Five”. Ele está estruturado em um alicerce baseado em:
- Experiência humana: curiosidade e mente aberta;
- Conscienciosidade (organização e responsabilidade);
- Extroversão (sociabilidade e energia);
- Amabilidade (empatia e cooperação);
- Neuroticismo (estabilidade emocional).
Essa são as características que precisam ser desenvolvidas de modo equilibrado entre as pessoas que deseja adquirir riqueza ao longo da vida. Para entender melhor os parâmetros, os cientistas investigaram 3.240 perfis de pessoas diferentes.
No entanto, entre todos os quesitos elencados acima, a conscienciosidade foi o mais importante para obtenção de riqueza. De modo geral, a pessoa que tem maior pontuação nesse aspecto da personalidade é a que terá mais chances de enriquecer atualmente.