Conforme aponta o cronograma do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do segundo semestre de 2023, os participantes podem acessar a partir de hoje, 27, o resultado da chamada regular do programa do Governo Federal. Este sistema é uma das principais portas de entrada para ingresso ao ensino superior em instituições públicas federais e estaduais.
Leia mais: Concursos públicos: Brasil tem mais de 60 mil vagas abertas; veja os melhores
Primeira chamada do SiSU
Para conferir o resultado, os interessados devem buscar o site oficial e selecionar a opção “boletim do candidato”.
Segundo informações apontadas pelo portal R7, o resultado também pode ser visto nos sites das próprias instituições de ensino, bem como ser solicitado na Central de Atendimento do MEC, pelo telefone 0800-616161. Ao conferir o resultado e encontrar o nome na lista dos aprovados, o próximo passo é seguir para a matrícula e ficar atento aos prazos para não perder a oportunidade.
O coordenador pedagógico do pré-vestibular Bernoulli Educação, Breno Pires, ressalta ao portal mencionado que os candidatos selecionados precisam ficar atentos ao resultado, pois caso a pessoa seja chamada em uma das opções indicadas por ela, não será possível participar da lista de espera.
E por falar nela, quem não foi classificado em nenhuma das opções, ainda poderá tentar uma chance por meio da lista de espera. O prazo para demonstrar interesse inicia em 27 de junho e vai até 4 de julho. Nesta modalidade, é possível escolher apenas uma opção de curso. A convocação dos participantes iniciará no dia 10 de agosto.
Você deve se matricular: sobre o que é importante ficar atento?
Após se informar sobre a aprovação, o passo seguinte é ficar de olho na relação de documentos solicitada pela instituição ao qual se candidatou. Geralmente, o próprio site da universidade orienta qual será o dia e horário de entrega dos documentos. Boa parte das instituições de ensino solicitam RG ou CNH, CPF e título de eleitor, caso a pessoa tenha mais de 18 anos.
A lista ainda pode pedir certificado de conclusão do ensino médio ou histórico escolar, certidão de nascimento, comprovante de residência e foto 3×4 , além do documento que mostre regularidade com os serviços militares, algo que é especificamente para homens.
Caso a pessoa tenha se inscrito por meio das cotas, também é importante ficar atento aos documentos específicos, como autodeclaração e comprovante de renda.