Atenção, estudantes! Os interessados em participar do Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2023 têm até 23h59 desta sexta-feira, 30, para concluir as inscrições. Conforme aponta o cronograma, elas se encerram hoje. O resultado da primeira chamada está previsto para ser liberado em 4 de julho.
Leia mais: Quase ninguém acredita que ESTES cursos de graduação existem
Os interessados em fazer parte do processo seletivo precisam acessar o Portal Único de Acesso. O programa concede bolsas de estudo para estudantes ingressarem em instituições de ensino superior particulares. O Ministério da Educação informou que serão ofertadas 276.566 bolsas, mas que 215.530 são integrais e 61.036 são parciais.
Como registrar a inscrição no Prouni 2023.2?
Para participar desta edição, é preciso seguir alguns requisitos, como ter o ensino médio completo, seja em escola pública ou particular. Ainda é preciso que o candidato tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano passado ou de 2021. O participante precisa apresentar em cada área de conhecimento avaliada uma nota mínima de 450 pontos, sem contar que a redação não pode ter sido zerada.
Além desses requisitos, é importante ficar atento às condições socieconômicas que possibilitam o indivíduo a concorrer a uma das bolsas ofertadas. O programa oferece dois tipos de auxílio: o integral, que cobre 100% da mensalidade, bem como o parcial, que cobre somente 50%. Na primeira opção, os estudantes precisam ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo por pessoa. Já na segunda, a renda é de até três salários mínimos.
Ademais, o programa também recebe inscrições de professores da rede pública de ensino, especificamente para cursos de licenciatura e pedagogia, sem precisar atender aos critérios socioeconômicos.
Conforme mencionado, o resultado da primeira chamada sai no dia 4 de julho. Depois desta etapa, os aprovados precisam ficar de olho na fase da comprovação de informações, que ocorrerá de 4 a 14 de julho. O mesmo processo acontece para os convocados na segunda chamada.
O resultado em questão será liberado em 24 de julho. A comprovação será do dia 27 de julho a 3 de agosto.
O programa também apresenta lista de espera. O prazo para demonstrar interesse vai do dia 14 a 15 de agosto, e o resultado sai no dia 18 do mesmo mês. Os aprovados precisam comprovar as informações entre 21 a 28 de agosto.