Você consegue imaginar uma vida sem a presença dos celulares? Caso você seja um pouco mais velho e tenha pego ainda uma época que os tão populares dispositivos não eram tão acessíveis, talvez não seja tão difícil pensar em um mundo assim.
Veja também: Adeus, WhatsApp! 36 celulares ficarão sem suporte a partir de 1º de junho
Assim como qualquer outra tecnologia, ela pode viciar. Existem diversas motivações que podem levar uma pessoa a ficar dependente de algo. Por exemplo, durante a pandemia, tivemos uma maior evidências de pessoas viciadas ou que passavam muito mais tempo na frente das telas.
O que o vício em celular pode desencadear?
Em primeiro lugar, nenhum vício, seja ele mais ou menos danosos quando comparados, é saudável. Então, prosseguiremos.
1. Isolamento social
Novamente, o mesmo efeito é sentido por diferentes vícios presentes na sociedade. Com o celular, não é presente. Pessoas viciadas em aparelhos podem ficar totalmente imersas em sua experiência e não dar atenção para pessoas próximas quando em situações sociais.
2. Piora no sono
Olhando de um ponto de vista geral, a maioria dos vícios não tem hora para ser executado. Entretanto, vale uma ressalva especial neste caso. O uso do celular no período noturno prejudica a produção de melatonina, um hormônio que regula o sono, devido à exposição da tela azul.
3. Problema de saúde mental
O celular pode ser uma escapatória para os diversos problemas da vida – na mesma medida que também pode agravar as adversidades, a depender do que é consumido.
Por exemplo, o uso em excesso das redes sociais pode também contribuir para uma autoestima baixa em decorrência de comparações. Ansiedade e depressão também são citados em discussões sobre o vício em celular.
Sinais como inquietação e raiva na inacessibilidade do aparelho também podem ser notados por alguns usuários.
4. Piora no desempenho acadêmico e profissional
Ligando com o último item, o sono é uma peça fundamental para o nosso humor e ânimo. Quando não cuidamos bem dele, é comum acordamos com aquela sensação de que deveríamos ter dormido mais. Como resultado desta questão e de outras formas de uso do aparelho, os usuários podem perceber uma queda no desempenho escolar e profissional.
5. Desatenção
Não é um problema exclusivo do uso do celular. Nem de longe. Porém, aqueles que ficam olhando constantemente para a tela podem deixar de realizar outras atividades ou não prestarem atenção no que os outros estão dizendo.
Para finalizar, temos também a questão da postura que deve ser cuidada.
Logo, caso alguns destes sinais estejam atrapalhando sua jornada, consulte um profissional para consultar sua situação e entender melhor o que está acontecendo.