A startup Epic Cleantec, que atua especificamente com sistemas de reutilização de água, inovou ao desenvolver uma ideia de fabricação de cerveja. Em parceria com a cervejaria Devil’s Canyon Brewing Company, a empresa elaborou a bebida com água de reúso. Sim, como a de chuveiro, pia ou de uma máquina de lavar.
Leia mais: Genial! Budweiser CRIA geladeira que resfria cerveja sem eletricidade
Inicialmente, não parece ser uma proposta atrativa, mas a companhia, que recebe investimentos da Fundação Gates, afirma que todo o processo é seguro. As informações são da Revista Pegn, da Rede Globo.
Confira mais detalhes ao longo do texto.
A cerveja recebeu o nome de Epic OneWater Brew e é fabricada pela Epic Cleantec, startup sediada em São Francisco, nos Estados Unidos, especializada no tratamento de água residual e sistema de reutilização.
O intuito dessa ideia é mostrar à população como a reutilização da água pode ser algo explorado, visto que o mundo já está enfrentando problemas com escassez de água há algum tempo. Inclusive, a questão tende a ficar mais crítica, conforme aponta um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU).
Vale ressaltar que o produto não é comercializado, mas sim distribuído totalmente de graça por causa das leis federais e estaduais do país. Isso, porque o cofundador da startup, Aaron Tartakovsky, ressalta que o propósito não é lucrar, mas conscientizar as pessoas.
Como a cerveja é fabricada?
Todo o processo se inicia com a etapa de coleta de água, pois é utilizado o material residual de um complexo de apartamentos de 40 andares. Com isso, foram usadas membranas de ultrafiltração superfinas que vão filtrando as impurezas. Depois, é efetuada uma desinfectação com luz ultravioleta.
Logo após, a água passa por uma fase de testes, que é feita por um laboratório terceirizado, para saber se tudo está dentro dos padrões sanitários e, assim, ela segue para a fabricação da bebida. Em entrevista à CNBC, a empresa explica que a região Oeste dos Estados Unidos já está sofrendo problemas com a falta de água e, por isso, muitos estados, como Califórnia e Flórida, já estão trabalhando para regular o reúso da água, assim como a ampliação.
Alguns outros estados, como Arizona e Texas, já tornou legal o uso de águas desse tipo em torneiras públicas.