scorecardresearch ghost pixel



Tem sobrnome Garcia? Você precisa saber de onde veio e o que significa

Entende de onde veio o sobrenome do seu registro pode ajudar a descobrir coisas interessantes a respeito da sua própria família.



O sobrenome Garcia é um dos mais comuns não apenas no Brasil, mas em todas as Américas. Porém, de onde vem essa palavra? Se você também uma pessoa que gosta de descobrir a etimologia dos nomes e sobrenomes, certamente gostará de entender as origens de um dos mais famosos de todos.

Veja também: SILVA: entenda a origem de um dos sobrenomes mais usados no Brasil

Qual é a origem do sobrenome Garcia? Entenda

A origem do sobrenome Garcia é patronímica, o que quer dizer que é o nome do pai ou de algum antepassado da linguagem gótica, presente na cultura do povo germânico da Escandinávia. Para alguns historiadores e pesquisadores do tema, a palavra tem o seguinte significado: “príncipe de visão graciosa”.

Conforme muitos registros sobre o tema, a primeira vez que este sobrenome foi utilizado foi na Espanha, com ênfase na região de Navarra. Para outros, a primeira pessoa a ter este sobrenome foi Garcia I de Léon. Ele foi o primeiro rei de Léon e era filho de Alfonso III, rei das Astúrias.

Sobrenome de muitas variações

Vale ressaltar que o sobrenome García é muito comum no continente, mas também teve diversas variações, as quais são elas: Gacía, Gacías, Gació, Gaciot, Garcea, Garceller, Garcés, Gárcez, Garci, Garcia, Garcias, Garcías, Garsea , Garcés , Gartzea, Gartzes, Gartzia, Garzea, Garzia, Garzón, Gasía, Gassía, Gassías e Gaztea.

Então, se você tem algum desses nomes no seu registro, saiba que ele deriva do continente europeu, mas que se popularizou com mais intensidade nos países latino-amaricanos, embora seja bastante utilizado em Espanha e Portugal, por exemplo.

Na internet, existem vários sites que se dedicam a revelar os antepassados de uma pessoa. Se seu sobrenome é Garcia, certamente ele poderá remeter a alguns dos povos que foram citados neste texto. Faça o teste e entenda melhor as origens da sua árvore genealógica.

Aliás, é importante lembrar que muitas pessoas adotaram o nome por vontade própria, o que não evidencia partilha dos genes com os povos originais.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário