scorecardresearch ghost pixel



Trabalhadores ganham folga com fechamento do comércio na próxima segunda (26)

Feriado que celebra a importância do comércio garante uma pausa no trabalho de muitos profissionais do país.



A última folga dos trabalhadores foi comemorada em 8 de junho, dia de Corpus Christi, quando diversas cidades do país decretam feriado ou ponto facultativo. No calendário de feriados nacionais, o próximo evento previsto é em 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil.

Leia mais: Vamos emendar? Brasil tem 6 feriados à frente e alguns na quinta-feira

Entretanto, existe um grupo de brasileiros que vai receber uma folga na próxima segunda-feira (26) em razão de uma comemoração especial. A data em questão é o Dia do Comerciário, criada para reconhecer e celebrar a importância dos trabalhadores do comércio.

Em muitos municípios brasileiros, os proprietários de empreendimentos comerciais liberam seus funcionários para aproveitar a folga com tranquilidade. Como neste ano a data será comemorada na segunda-feira, será possível “emendar” o fim de semana e só voltar ao trabalho na terça-feira.

Onde as lojas estarão fechadas?

Diversas cidades do país comemoram o Dia do Comerciário, mas cada local tem uma data específica. No próximo dia 26, será feriado na capital de Alagoas, Maceió.

Segundo informações da Aliança Comercial de Maceió, as lojas do centro da cidade estarão fechadas na segunda, retornando normalmente na terça (27). Segundo a presidente da entidade, Andreia Geraldo, a paralisação das atividades está prevista em convenção coletiva de trabalho.

“Em Maceió, o feriado do Dia do Comerciário sempre será na última segunda-feira do mês de junho. Então, esse ano, especialmente, o Dia do Comerciário será dia 26 de junho”, afirmou.

Em caso de descumprimento da regra e abertura no feriado, a empresa poderá ser multada. Entretant, mini mercados, mercados, supermercados e hipermercados que localizados no centro de Maceió estão autorizados a funcionar.

Outros locais

Conforme mencionado, o feriado é comemorado em dias diferentes dependendo da cidade do país. No Rio de Janeiro, por exemplo, o Dia do Comerciário é celebrado na terceira segunda-feira de outubro. Somente lojas em aeroportos, portos e estações ferroviárias, metroviárias e rodoviárias podem funcionar na data.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário