Um DESTES sobrenomes garantem antepassados no Império Romano

Sobrenome de uma pessoa carrega muita história. Alguns deles indicam, por exemplo, que os seus antepassados eram romanos. Confira.



O seu sobrenome carrega muita história. Ele conta a origem da sua família e destaca aqueles que vieram muito antes de você. Alguns dos que são muito comuns no Brasil têm origens muito distantes. Se você tem algum dos sobrenomes da relação, isso indica que os seus antepassados vieram do Império Romano. Olha que legal!

Leia mais: Tesouros do Brasil: estes são os 4 sobrenomes mais raros do país

O Império Romano foi um vasto estado que existiu por aproximadamente 500 anos, entre 27 a.C. e 476 d.C. Iniciou-se com o reinado de Otávio Augusto e chegou ao fim com a queda do último imperador romano do ocidente, Rômulo Augusto. Durante o seu auge, o império dominou grande parte da Europa, norte da África e partes do Oriente Médio.

Antepassados no Império Romano

Foi uma época marcada por muitas conquistas, entre elas, várias territoriais, bem como por uma governança eficiente, pelo desenvolvimento cultural, como com a arquitetura e as artes. Sem falar da difusão do cristianismo, mas como em todos os períodos da história, o império também enfrentou desafios internos e externos.

Houve crises políticas, invasões bárbaras e divisões territoriais que contribuíram para a sua queda. O fato é que o Império Romano conquistou praticamente todo o mundo antigo conhecido, logo alguns sobrenomes ficaram conhecidos em cada canto do planeta. É o caso de Acosta, Alecrim, Exposito, Rossi.

Muitos outros também podem indicar que os seus ancestrais fizeram parte do império e carregam fortes significados, afinal de contas, o período representou uma das maiores e mais influentes civilizações da antiguidade e deixou a sua marca na política; direito; arquitetura; língua; cultura; religião e administração.

Entre os sobrenomes que indicam que os “familiares” são do Império Romano, alguns deles têm significados muito marcantes. Confira:

Julius/Juliani: derivado do nome Júlio, associado à família de Júlio César;

Antonius/Antonini: relacionado ao nome Antônio, muito comum no período em questão

Flavius/Flavianus: associado à família dos imperadores Flávios, como Vespasiano e Tito;

Augustus/Augustinius: relacionado ao título “Augusto”, utilizado pelos imperadores romanos;

Aurelius/Aureliani: derivado do nome “Aurelio”, comum entre os romanos;

Claudius/Claudiani: relacionado à família dos imperadores Cláudios, como Cláudio e Nero.




Voltar ao topo

Deixe um comentário