Wi-Fi com conexão lenta? Talvez ISTO seja a causa do sinal fraco

Entenda como o micro-ondas, um simples eletrodoméstico, consegue interferir na conexão Wi-Fi. Veja a resposta e recomendações para contornar o problema.



A internet é essencial para nossas vidas. Sem ela, por exemplo, você não teria chegado até aqui. Porém, ela precisa acompanhar alguns cuidados no que diz respeito à transmissão de sinal para os dispositivos, justamente para evitar interferências no sinal, que podem resultar em lentidão.

Veja também: Faça ESTE truque com o roteador e veja sua internet melhorar em 100%

Nesse sentido, um simples eletrodoméstico, enquanto em funcionamento, ou quando muito próximo do receptor, talvez seja uma das razões para o seu Wi-Fi ficar temporariamente lento. Estamos falando do micro-ondas.

Micro-ondas: vilão da conexão Wi-fi?

Em algum momento, enquanto o micro-ondas estava ligado, você já chegou a notar alguns problemas de conexão? Por mais estranho que possa parecer à primeira vista, a sua explicação está na radiação eletromagnética.

Simplificando, a radiação eletromagnética é uma oscilação em fase dos campos elétricos e magnéticos que se propaga pelo vácuo. Ela abrange diversos comprimentos de onda e frequências, que podem ser comumente compartilhadas por dispositivos. Alguns exemplos de radiação eletromagnética são: ondas de rádio, comunicações sem fio, raios-x e o micro-ondas.

Para ser ainda mais preciso, talvez você esteja se perguntando: como os fornos de micro-ondas conseguem emitir ondas eletromagnéticas? Em seu interior, temos uma válvula termiônica, conhecida como magnétron, que consegue transformar a energia elétrica em ondas eletromagnéticas de alta frequência e comprimento de onda longo. Logo, daí sai o nome do eletrodoméstico. Fascinante, não é?

Por sua vez, os roteadores Wi-Fi também emitem ondas de rádio para que os outros aparelhos possam estar conectados. Ele está sujeito a uma redução na velocidade do Wi-Fi mediante obstáculos como paredes, móveis e outros dispositivos eletrônicos que podem interferir na recepção adequada. Consciente do funcionamento dos dois aparelhos, fica mais fácil de entender a razão da interferência.

Por fim, a explicação da interferência está no fato de ambos aparelhos operarem na mesma frequência de 2,4 GHz. Ou seja, quando o micro-ondas está ligado, ele emite o mesmo valor usado por alguns roteadores Wi-Fi. Para fins de teste, você pode comparar a velocidade da sua internet quando o eletrodoméstico está ligado.

Geralmente, as interferências são temporárias e notadas quando o eletrodoméstico está ligado, ou pode ser contínua, caso o roteador esteja muito próximo do micro-ondas. De antemão, já vai uma dica: evite deixar o seu roteador em uma posição próxima a outros dispositivos eletrônicos que podem causar interferências na rede.

Em suma, possíveis soluções para diminuir a interferência são:

Utilização da faixa de 5 GHz em seu roteador Wi-Fi, caso suportado a frequência;
Posicionar o roteador Wi-Fi em uma distância razoável em comparação ao eletrodoméstico. Tenha preferência por alturas elevadas, distante de outros aparelhos eletrônicos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário