Você sabia que o congelamento pode estragar alguns alimentos? Embora seja uma forma prática e eficiente de conservar os alimentos por mais tempo, o congelamento também pode alterar a textura, o sabor e a qualidade de certos produtos. Por isso, é importante saber quais alimentos você deve evitar congelar.
Veja também: Carne, coca zero ou vinho: quais alimentos aumentam o risco de câncer?
1. Alimentos que perdem a crocância e a frescura ao serem congelados
Se você gosta de frutas e vegetais frescos e crocantes, não pense em congelá-los. Alimentos como pepinos, alface, tomates e melancias têm um alto teor de água em sua composição. Isso porque quando congelados, a água se expande e rompe as células do alimento, fazendo com que ele perca a sua estrutura e fique mole e aguado ao ser descongelado
2. Alimentos que não podem congelar porque ficam talhados e granulados
Você já tentou congelar iogurte, creme de leite, maionese ou queijo cottage? Se sim, já deve ter percebido que eles ficam com uma aparência talhada e uma textura granulada ao serem descongelados. Isso acontece porque o congelamento faz com que os componentes desses alimentos se separem, perdendo a sua cremosidade original
3. Alimentos que estouram e se contaminam
Congelar ovos inteiros com a casca é uma péssima ideia. O motivo é simples: a casca não suporta a pressão da expansão do conteúdo interno do ovo ao ser congelado. Ou seja, o resultado é uma casca rachada ou estourada, que além de sujar o seu freezer, também pode expor o ovo a contaminações.
4. Alimentos que escurecem e ficam arenosos
Sabemos que as batatas cruas são ricas em amido, um tipo de carboidrato que reage mal ao congelamento. Ao serem congeladas, as batatas cruas podem escurecer e ficar com uma textura arenosa ao serem descongeladas. Para evitar isso, o ideal é cozinhar as batatas antes de congelar ou comprar batatas pré-cozidas e congeladas.
5. Alimentos que perdem o aroma e o sabor
Já o café é uma bebida apreciada por muitas pessoas, mas você sabia que congelar os grãos de café ou o café moído pode prejudicar o seu sabor? Isso porque o café é um alimento higroscópico, ou seja, ele absorve a umidade e os odores do ambiente em que está armazenado. Ao ser congelado, o café pode perder o seu aroma e ficar com um gosto ruim.
6. Alimentos que ficam secos e duros
Enquanto isso, grãos cozidos, como arroz, feijão ou quinoa, podem ficar duros e secos ao serem congelados e descongelados. Isso ocorre porque o congelamento faz com que os grãos percam a sua umidade natural. Se for necessário congelar grãos cozidos, uma dica é adicionar um pouco de caldo ou molho para manter a sua hidratação.
7. Alimentos que perdem a suculência e a textura
Outro alimento delicado e perecível é o peixe fresco, que requer cuidados especiais para ser conservado. O congelamento pode alterar a textura e o sabor do peixe fresco, deixando-o mais seco e menos suculento. Se for imprescindível congelar peixe fresco, certifique-se de que ele esteja bem embalado para evitar o contato com o ar.
8. Alimentos que ficam encharcados e sem graça
Alimentos crocantes como as frituras são saborosos quando consumidos na hora, mas podem se tornar encharcados e sem graça quando congelados e descongelados. Em outras palavras, o congelamento faz com que os alimentos fritos percam a sua crocância e absorvam mais óleo. A recomendação é consumir frituras frescas sempre que possível.
9. Alimentos que ficam moles e grudentos
Outro aspecto que vale destacar envolve as massas cozidas, que podem se tornar moles e grudentas ao serem descongeladas. Isso acontece porque o congelamento faz com que as massas absorvam mais água e percam a sua consistência. Se for necessário congelar massas cozidas, o ideal é fazê-las quando ainda estiverem “al dente” e adicionar um pouco de molho para evitar que elas ressequem.
10. Alimentos que ficam perigosos ao serem descongelados e recongelados
Por fim, é fato que descongelar e depois recongelar um alimento pode ser um risco para a sua saúde. Isso porque esse processo pode favorecer o crescimento de bactérias e micro-organismos nocivos, que podem causar intoxicações alimentares. Portanto, evite esse procedimento sempre que possível.
Agora que você já sabe quais são os 10 alimentos que você nunca deve congelar, será mais fácil preservar a qualidade dos seus alimentos e evitar desperdícios. Lembre-se, o congelamento é uma ferramenta útil para a preservação de alimentos, mas é fundamental saber quando e como utilizá-la corretamente.