scorecardresearch ghost pixel



5x mais devagar! É a velocidade que o tempo caminha na ‘borda do Universo’

Confira o novo estudo científico que concluiu que o tempo pode passar 5 vezes mais devagar em locais muito distantes do Universo.



Você tem a sensação de que os dias são curtos e que sua vida tem passado na velocidade de um pisca de olhos? Saiba que isso é uma mera impressão, já que a verdade é que o tempo ficou mais devagar. Pelo menos foi isso o que afirmaram alguns cientistas ao observarem quasares bem distantes, no Universo.

Veja também: Halla: cientistas descobrem planeta sobrevivente que não deveria ‘existir’

A própria teoria da relatividade, de Albert Einstein, já previa que o tempo deve caminhar mais lentamente conforme a expansão do espaço. Fato confirmado por um estudo desenvolvido na Universidade de Sydney recentemente.

Tempo está mais devagar? Entenda o que significa

Os cientistas já haviam entendido que o tempo corria duas vezes mais lentamente quando o Universo tinha apenas metade de sua vida útil. No entanto, forma usadas explosões de supernovas para fazer as medições. Dessa vez, os estudiosos utilizaram quasares ainda mais brilhantes e enxergaram um local ainda mais distante no espaço, onde o tempo corre quase 5 vezes mais lento.

No entanto, essa é a perspectivas que temos ao observar os efeitos do Universo. Porém, o tempo em qualquer lugar seria o tempo comum. “Se eu pudesse transportá-lo magicamente de volta 10 bilhões de anos e deixá-lo ao lado de um desses quasares, e você tivesse um cronômetro, o tempo seria normal”, disse Geraint Lewis, no artigo publicado na revista Nature.

Dessa maneira, o tempo na Terra também não sofre alteração para os humanos. Os dados analisaram mais de 190 quasares coletados nas observações de duas décadas. Esse tipo de objeto cósmico nada mais é do que um buraco negro supermassivo que fica no centro de uma galáxia.

“O que fizemos foi desvendar essa exibição de fogos de artifício, mostrando que os quasares também podem ser usados ​​como marcadores padrão de tempo para o início do universo”, disse o pesquisador sobre o seu estudo.

Essa fala se deve sobre a incerteza na qualidade dos dados que os quasares possuem para serem encaradas. Porém, mais uma vez Einstein estava certo, juntamente com a nova pesquisa sobre os quasares e o tempo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário