6 sinais inconfundíveis de um ciumento tóxico – e o que fazer para mudar

A pessoa ciumenta obsessiva simplesmente não consegue perceber que está indo longe demais, ultrapassando os limites do bom senso.



Às vezes, o ciúme aparece em nossas vidas e pode até ser considerado normal, demonstrando que nos importamos com nosso parceiro. No entanto, quando ele vai além e se torna tóxico, a situação se complica. A pessoa ciumenta obsessiva simplesmente não consegue perceber que está indo longe demais, ultrapassando os limites do bom senso.

Leia mais: Relacionamentos tóxicos: 3 armadilhas mentais que te prendem nesta cilada

De acordo com a psicóloga Samarah Perszel de Freitas, “o ciúme pode evidenciar algumas questões que geram aprendizados. Mas pode se mostrar disfuncional quando há um sofrimento de ambos envolvidos.”

Ao invés de aproveitar o relacionamento, o ciumento tóxico passa o tempo todo procurando por evidências em todos os cantos, mesmo quando não há nada para ser encontrado. Ignora completamente argumentos reais e provas do contrário. Em alguns casos, até mesmo recorre a agressões físicas, verbais e emocionais.

6 sinais inconfundíveis de um ciumento tóxico

1. Controle excessivo: você quer controlar tudo, desde as amizades do seu parceiro até as decisões pessoais dele. Mexer no celular, bisbilhotar e aparecer de surpresa em todos os lugares é demais. Dê um voto de confiança e respeite a privacidade do outro.

2. Insegurança constante: você duvida do amor e da fidelidade do seu parceiro o tempo todo, mesmo quando ele prova o contrário. É hora de deixar de criar situações imaginárias e inverter a realidade. Confie mais na relação e pare de fazer o outro se sentir culpado ou inseguro.

3. Falta de respeito à individualidade do parceiro: seu amor precisa de um tempo para si mesmo, assim como você. É saudável ter atividades separadas e curtir a própria companhia. Não coloque empecilhos e não desconfie dessas atividades. Cada um merece seu espaço e suas escolhas.

4. Isolamento: não adianta querer afastar seu parceiro dos amigos, família e outras relações importantes. Isso só cria dependência emocional e não é saudável. Permita que cada um tenha suas próprias conexões. Afinal, relacionamentos saudáveis respeitam a individualidade de cada um.

5. Exigências exageradas: você quer mudar tudo no seu parceiro para atender às suas expectativas. Isso inclui aparência, hábitos e qualquer coisa que você achar necessário. Lembre-se de que cada um tem o direito de ser quem é, sem precisar mudar radicalmente para te agradar.

6. Violência emocional: insultos, humilhações e chantagens emocionais? Isso é um sinal tóxico, marcado pelo ciúme exagerado. Procure ajuda profissional para trabalhar esses problemas e construir um relacionamento saudável e respeitoso.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário