O amaciante é um produto usado durante a lavagem das roupas, capaz de conferir muito mais maciez, assim como suavidade e um cheirinho agradável aos tecidos. Mas, mesmo com todas as vantagens, existe um motivo para você não usar mais o amaciante em todas as lavagens. Veja por que evitar o produto em excesso.
Leia mais: Adeus, roupas amassadas! Truque do papel alumínio para passar roupa é infalível
A intenção do uso do amaciante é realmente amaciar as fibras do tecido e deixar as roupas mais confortáveis, com um aspecto mais agradável. Além disso, alguns produtos ajudam até mesmo a disfarçar alguns odores desagradáveis que podem ficar nas roupas mesmo depois da lavagem, logo elas saem da máquina bem cheirosas.
É quando o uso é feito em uma quantidade acima do ideal que o problema aparece.
Um bom motivo para não usar mais o amaciante
Apesar de todas as vantagens do uso desse aliado, é preciso ter atenção com o excesso. Isso, porque muitos não imaginam, mas o produto pode causar danos, não só às roupas como também para a máquina de lavar!
Nas redes sociais, alguns vídeos mostram como o amaciante é capaz de ser um vilão e prejudicar bastante as suas peças, principalmente os panos mais sensíveis. Em alguns tipos de tecidos, em vez de deixar as roupas mais macias, o produto pode apresentar um resultado contrário, causando um acúmulo de amaciante e endurecendo as fibras.
No caso das máquinas de lavar, é preciso ter cautela com acúmulo do produto. O amaciante que fica no aparelho pode manchar outras peças em lavagens posteriores.
Para amenizar as desvantagens do produto, muitas empresas têm repensado as fórmulas usadas na fabricação do amaciante na tentativa de reduzir os resíduos que podem prejudicar as roupas e também as máquinas das pessoas.
Algumas delas, inclusive, trocam o amaciante pelo vinagre ou até mesmo pelo bicarbonato de sódio. Para melhorar o cheiro e deixar algum perfume nas roupas, a dica é adicionar algumas gotas de essência diluída, pois assim você consegue os melhores resultados, sem oferecer riscos para as suas peças.