scorecardresearch ghost pixel



Afinal, por que beber água com gás NÃO é uma boa ideia?

Conheça os riscos dessa bebida aparentemente inofensiva.



Uma hidratação adequada garante o bom funcionamento dos órgãos, gerando saúde e bem-estar. Para algumas pessoas com dificuldade em consumir uma boa quantidade de água diariamente, a água com gás pode ser uma opção mais saborosa; contudo, é importante destacar que essa alternativa não oferece os mesmos benefícios da água normal. E pior: ainda pode causar danos aos dentes! Veja quais os benefícios de se hidratar da forma correta e por que o consumo regular de água gaseificada pode trazer prejuízos à saúde.

Leia mais: Escovar os dentes evita ESTES problemas no coração, aponta ciência

O que é a água com gás?

A água gaseificada nada mais é do que uma bebida produzida pela infusão da água com dióxido de carbono, resultando em ácido carbônico. Dessa forma, ela gera uma sensação de “bem-estar” em algumas pessoas. Isso ocorre em decorrência da ativação química de receptores de dor na língua em resposta a esse ácido, proporcionando esse sabor que as pessoas consideram irresistível; contudo, as bebidas ácidas podem prejudicar a saúde dental.

Um risco para a saúde dental

O esmalte dental, camada externa dos dentes, é composto por hidroxiapatita, um mineral que contém cálcio e fosfato. Normalmente, a boca e a saliva têm um pH neutro, mas ao consumirmos bebidas gaseificadas, que são ácidas, o pH diminui, então as moléculas de cálcio e fosfato são deslocadas dos dentes para a saliva. Esse processo de desmineralização resulta na formação de pequenos poros no mineral do dente. O esmalte começa a se dissolver.

Dessa forma, se os dentes forem frequentemente expostos ao ácido das bebidas gaseificadas, os minerais serão dissolvidos cada vez mais, aumentando o risco de desgaste e erosão dentária.

Hidrate-se corretamente

Embora a água com gás seja menos prejudicial para os dentes do que os refrigerantes, devido à sua menor acidez, a água pura ainda é a melhor opção, ou seja, sempre será a melhor escolha para saciar a sede.

A recomendação diária de ingestão hídrica amplamente divulgada para adultos é de 2 litros diários, mas a realidade é que essa necessidade vai variar de acordo com cada indivíduo, pois devem ser considerados fatores diversos, como idade, clima, rotina, etc. Por isso, procure sempre a orientação de um nutricionista.




Voltar ao topo

Deixe um comentário