Agiu de má-fé? Latin NCAP avalia SUV com apenas 1 estrela de segurança

O Latin NCAP, do Uruguai, é uma entidade responsável por testar a segurança de veículos em toda a América do Sul, incluindo o Brasil, mas traz uma série de inconsistências. Veja a última!



O Latin NCAP, entidade responsável por testar a segurança de veículos, está mais uma vez no centro de uma polêmica. Dessa vez, o órgão testou um Jeep Renegade que já está fora de linha desde o ano passado e o classificou com apenas uma estrela de segurança, enquanto o mesmo modelo havia recebido cinco estrelas em 2015.

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O caso foi destacado pelo colunista Boris Feldman, do UOL, que ressalta que essa não é a primeira vez que o Latin NCAP causa confusão com seus resultados. Em testes anteriores, a entidade avaliou modelos diferentes dos disponíveis no mercado brasileiro, resultando em classificações que não refletiam a realidade. Além disso, houve casos em que um mesmo modelo foi testado mais de uma vez e teve sua classificação modificada sem explicação clara.

No caso do Jeep Renegade, o Latin NCAP justificou que o veículo testado foi adquirido em uma concessionária no Panamá, mas foi produzido no Brasil. A entidade reconheceu que solicitou à fabricante um modelo atualizado para os testes, mas teve seu pedido negado. Mesmo assim, decidiu prosseguir com o teste utilizando o veículo desatualizado.

Latin NCAP teria ameaçado empresa em troca de patrocínio

A Stellantis, empresa proprietária da marca Jeep, se pronunciou afirmando que a versão do Renegade testada pelo Latin NCAP não é comercializada no Brasil. Um detalhe que chama atenção é que, segundo o colunista, a empresa confirmou ter negado patrocínio do teste do Renegade, mas isso ocorreu diante de ameaças de reprovar o modelo nos testes de batida.

Em seu comunicado, a empresa destacou que as versões vendidas no país possuem seis airbags e diversos outros itens de segurança, que não foram considerados no teste. A Stellantis também questionou a competência do Latin NCAP e sugeriu a necessidade de uma entidade brasileira para realizar os testes de segurança de automóveis vendidos no Brasil.

Diante desses e outros casos, é importante que os consumidores estejam atentos aos resultados dos testes de segurança, mas também é fundamental que esses testes sejam conduzidos de forma transparente e confiável.

A confusão gerada pelos resultados do Latin NCAP prejudica tanto os fabricantes quanto os consumidores, que ficam sem uma referência confiável na hora de escolher um veículo seguro. O que o colunista defende é a criação de uma entidade nacional para realizar os testes de segurança automotiva.




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