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Natural? Conar diz que marca de adoçantes está ‘enganando’ consumidores

Consome adoçante e acredita estar escolhendo a melhor opção ao optar pelo "Bem Natural"? Atenção a esse comunicado do Conar!



Você faz parte do time de pessoas que escolhe os produtos que vai levar do supermercado por causa da embalagem? Pois saiba que essa atitude pode acabar te fazendo consumir produtos que não são aquilo que afirmam. Esse é o caso do adoçante “Bem Natural”, da marca Zero Cal.

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O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) avaliou que a propaganda do produto engana o consumidor, visto que não destaca de forma enfática que o adoçante contém aditivos artificiais. De acordo com os conselheiros, a informação sobre a presença de elementos artificiais deveria estar mais evidente para o consumidor.

Desse modo, a embalagem do produto destaca apenas a presença de eritritol, um adoçante que pode ser natural dependendo de sua origem. De acordo com o Conar, a decisão tem o intuito de “garantir a clareza, transparência e ostensividade na informação sobre os ingredientes e a presença de edulcorantes artificiais associados ao ingrediente natural”.

Qual a resposta da Zero Cal?

Na tabela nutricional do adoçante “Bem Natural”, é possível verificar que há presença de espessante e conservante, com os ingredientes sendo: água, eritritol e sucralose, espessante Carboximetilcelulose sódica, acidulante ácido cítrico e o conservante benzoato de sódio. Em resposta ao questionamento, a Zero Cal afirmou que não promete um produto “totalmente natural”.

Mesmo o Conar não classificando a expressão “Bem Natural” como antiética, o órgão entendeu que a publicidade pode induzir o consumidor ao engano. Dessa forma, a decisão final para que a empresa mude a propaganda foi tomada no dia 29 de junho, em 3ª instância. O processo se iniciou em setembro de 2022, após a reclamação de um consumidor.

Por fim, a Zero Cal informou em nota que segue a regulamentação brasileira e que realizará as mudanças em suas embalagens. “À luz de decisão de decisão do Conar e visando não gerar dúvidas entre seus consumidores, a marca já vinha implementando alterações em suas embalagens desde o final do ano de 2022. As novas embalagens devem chegar ao mercado no segundo semestre de 2023”.




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