scorecardresearch ghost pixel



ALERTA de baixa umidade: massa de ar seco se espalha, mas chove NESTES estados

Após um mês de inverno no Brasil, as temperaturas voltam a subir em grande parte do país. Destaque para o tempo seco no interior brasileiro.



Nesta sexta-feira (21), o inverno completa o seu primeiro mês em território brasileiro. Com previsão para até o dia 23 de setembro, a estação já causou chuvas, geadas e até mesmo ciclones extratropicais no país. Dessa forma, uma nova frente fria está na costa da Bahia, causando nuvens carregadas nessa região e também em outras partes do litoral nordestino.

Veja também: Evite surpresas na conta: 6 dicas de ouro para economizar energia nas férias.

Já no Sul e no Sudeste, a junção de uma grande massa de ar polar com os ventos marítimos do sistema, acabam levando muita umidade para a região leste do Sudeste, causando a formação de nuvens carregadas. Assim, há previsão de áreas de instabilidade e pancadas de chuva no Rio Grande do Sul e também em pontos do Sudeste.

Por outro lado, o ar seco permanece predominando no interior do Brasil, deixando grande parte do país com o céu limpo e com condições nulas de chuva. Desse modo, a precisão do tempo inicia ar muito seco e baixa umidade, entre 11% e 20%, no oeste de Goiás, sudoeste do Tocantins e também no Mato Grosso.

Previsão do tempo para esta sexta (21)

A partir desta sexta, as temperaturas começam a subir na região Sul do país, com tendência a um final de semana de sol e calor nos estados. Assim, o Rio Grande do Sul terá o dia com muito sol e sem chances de chuva. Enquanto isso, a Serra Catarinense e a Grande Curitiba ainda contará com o dia nublado. Nas demais áreas de Santa Catarina e do Paraná, sol forte.

No Sudeste, os ventos marítimos continuam espalhando umidade no leste de São Paulo, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. A condição se repete também no leste e norte de Minas Gerais, o que faz com que o dia seja nublado nessas áreas. Assim, há chances de chuvas rápidas ao longo do dia.

Por outro lado, uma grande massa de ar seco se intensifica no Centro-Oeste brasileiro. Com isso, a baixa umidade impede a formação de nuvens e o sol predomina em toda a região. Atenção para a umidade extremamente baixa, que será observada em praticamente todos os estados.

A mesma condição é esperada no interior do Nordeste, que conta com um dia de multo sol, seco e sem previsão de chuvas. Em contrapartida, a frente fria que está na costa da Bahia ainda causa nebulosidade e pancada de chuvas no litoral norte baiano e no Recôncavo. Chuvas também no litoral dos demais estados nordestinos.

Por fim, a região Norte sofre com a presença de uma massa de ar seco, que deixa o dia seco, com muito sol e extremamente quente em diversos pontos da região. Porém, há previsão de chuvas com raios em Roraima e no noroeste do Amazonas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário