scorecardresearch ghost pixel



Alerta! Ingrediente ‘queridinho’ para os cabelos pode causar câncer, segundo OMS

Você sabia que há uma série de substâncias que têm sido associadas ao câncer? Nos últimos anos, os especialistas apontaram os riscos da babosa. Confira.



A babosa é um ingrediente amplamente utilizado na indústria de cosméticos devido às suas propriedades hidratantes, cicatrizantes e calmantes para a pele e cabelo. Sendo assim, o seu gel é frequentemente incorporado em produtos para cuidados faciais, capilares e corporais. No entanto, estudos apontam que uma substância dessa planta aumenta o risco de certos tipos de câncer no organismo.

Veja também: Tipo comum de câncer pode ocorrer por falta DESTA vitamina; veja qual

OMS revela lista de produtos com potencial cancerígeno

Em 2019, a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (Iarc), vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgou uma lista de agentes perigosos. Essas substâncias apresentam alto potencial cancerígeno.

No quadro, foram incluídos vários produtos químicos e até mesmo alguns alimentos e bebidas, como o aspartame. Entre eles estão a fumaça de escapamento, o mercúrio e até a aloe vera ou babosa, que foi classificada recentemente.

Será que a babosa pode causar câncer?

A questão da babosa ser ou não cancerígena, tem sido objeto de estudos e pesquisas. De acordo com experimentos realizados em ratos, houve associação com o desenvolvimento de tumores gastrointestinais em alguns casos.

Embora a avaliação em seres humanos tenha certas restrições, vários órgãos internacionais alertaram sobre o látex. Por exemplo, a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) notificou os fabricantes de suplementos.

Lembre-se que nada em excesso faz bem

Como acontece com muitas substâncias naturais e produtos químicos, o uso da babosa deve ser feito com moderação. É importante consultar um profissional de saúde antes de qualquer tratamento envolvendo medicamentos fitoterápicos.

Qualquer composto em excesso faz mal e algumas pessoas já apresentam alergia ao látex, encontrado em determinadas espécies vegetais. Além dessa reação espontânea, é preciso avaliar os riscos de danos a longo prazo.

Conforme ocorreu com o aspartame, que deve ser retirado dos ingredientes alimentícios em breve, a babosa pode ser banida. Esteja atento aos comunicados das instituições que fiscalizam os padrões de qualidade na fabricação dos insumos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário