ALERTA laranja: CICLONE extratropical chega nesta quarta com ventos a 110 km/h

Com a chegada do novo fenômeno no Brasil, o Inmet emitiu alerta laranja para os moradores da região Sul. Entenda!



O avanço do ciclone extratropical fez com que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) subisse os alertas para o nível laranja em parte do Brasil. Dessa forma, a região Sul está sob o alerta laranja nesta quarta-feira (12), o que significa perigo para fortes tempestades. De acordo com a previsão, as chuvas no Rio Grande do Sul devem ultrapassar os 100 milímetros.

Veja também: ‘Perigo potencial’: confira quais estados estão em alerta para tempestades e ciclones.

Além disso, a meteorologista e coordenadora-geral do Inmet, Marcia Seabra, afirma que na região metropolitana de Porto Alegre os ventos podem ser bem fortes devido ao fenômeno, chegando a 110 km/h. Com isso, a recomendação é de que os moradores das regiões atingidas pelo ciclone se cadastrem no serviço de recebimento de alertas da Defesa Civil.

Para isso, será necessário enviar um SMS com o CEP de sua casa para o número 40199. Desse modo, as mensagens serão enviadas sempre que o órgão encontrar uma situação de alerta, servindo de prevenção em caso de ocorrências graves.

Como será a passagem do ciclone no país?

Nesta quarta (12), os ventos começam a se intensificar durante a tarde e a noite no Rio Grande do Sul, atingindo velocidades de até 110 km/h. Já na quinta-feira (13) a intensidade do ciclone se mantém, porém, ele começa a se deslocar para Santa Catarina. No estado catarinense, ele irá gerar ressaca na faixa litorânea, causando ondas de até 4 metros.

Já na sexta-feira (14) uma massa de ar frio começa a atuar sobre a região, aumentando as chances de geada em diversos pontos. Além disso, temperaturas próximas a zero serão registradas nas serras gaúcha e catarinense.

Por fim, os ventos chegam ao Rio no sábado (15) e, mesmo perdendo intensidade, ainda devem ser fortes no litoral do Paraná, Santa Catarina e em São Paulo. Assim, há previsão de geada no sul do estado de São Paulo no fim de semana, condição esperada também na Serra da Mantiqueira.




Voltar ao topo

Deixe um comentário