Alerta! Procon adverte consumidores sobre novo golpe do falso e-mail

Criminosos criam novo método para enganar as vítimas, desta vez usando o nome do órgão de proteção ao consumidor.



Nem mesmo o Procon, órgão de defesa do consumidor, escapa de ter seu nome envolvido em golpes. Em Mogi das Cruzes, os moradores da cidade estão sendo advertidos sobre um novo esquema criminoso que utiliza e-mails falsos em nome da entidade para enganar as vítimas.

Leia mais: Tarifa por Pix já existe: confira os valores cobrados pelos principais bancos do país

Segundo o Procon do município, os cidadãos precisam ficar atentos a conteúdos enviados em nome do órgão. Entenda a seguir como funciona o golpe.

Golpe do e-mail falso

Segundo relatado à imprensa local, comerciantes de Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, estão recebendo falsos e-mails afirmando que existem demandas de consumidores abertas contra suas empresas. O texto inclui até número de processo e protocolo.

A mensagem contém um link, que ao ser clicado inicia o download de um vírus no equipamento do usuário. Após a instalação do programa, os cibercriminosos conseguem acessar dados privados das vítimas e de seus estabelecimentos.

Um caso recente ocorreu com uma empresa que estava inativa há mais de um ano. O proprietário recebeu um e-mail em nome do Procon com um link que supostamente levaria a uma página de consulta à suposta reclamação contra o estabelecimento.

Preocupados com a situação, a tendência é que os empresários cliquem no link e acabem instalando o vírus.

Conforme informações da coordenadora do Procon de Mogi das Cruzes, Fabiana Bava, a empresa dona do domínio de onde e-mail foi enviado já foi contatada. “A empresa foi notificada sobre as medidas que devem ser adotadas para apurar eventual clonagem de conta, operação não autorização ou falha na prestação de serviço de hospedagem para impedir a utilização do canal para crimes de falsidade ideológica e estelionato”, disse.

Canais oficiais

O Procon de Mogi das Cruzes alerta que seus endereços de e-mail possuem sempre o mesmo padrão: domínio@proconsumidor.mj.gov.br ou domínio da Prefeitura@mogidascruzes.sp.gov.br. O órgão também opera por meio do sistema ProConsumidor.

Em caso de dúvidas sobre o remetente da mensagem, a recomendação é ligar para o telefone 4798-5090.

“O golpe de e-mails falsos do Procon está acontecendo em outras cidades e até mesmo em outros estados. É mais uma entre diversas modalidades de fraudes virtuais, por isso as pessoas precisam ficar atentas e evitar qualquer acesso que não seja seguro ou oficial”, acrescenta a coordenadora do órgão.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário