Cerca de 800 mil pessoas ficaram sem energia elétrica no Rio Grande do Sul durante a passagem de um ciclone extratropical pelo estado nos últimos dias. Embora os efeitos do fenômeno já tenham começado a diminuir em algumas áreas do território, eles ainda afetam boa parte do Centro-Sul brasileiro.
Leia mais: Descarte consciente: troque sua airfryer por uma nova e receba R$ 200 de desconto
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu uma série de alertas de perigo para algumas partes do país, e os moradores devem ficar atentos a eles. Os avisos são classificados em perigo potencial (amarelo) e perigo (laranja). Confira:
Neve
Alerta amarelo (perigo potencial) para as regiões serrana e sul de SC e região nordeste do RS. Válido até esta sexta-feira, com riscos de acidentes e neve com espessura de até 5 cm.
Declínio de temperatura
Alerta laranja (perigo) para MS, SP, PR, RJ, SC e RS, além de parte de AC, RO, MT, GO, ES e MG (Triângulo Mineiro). Válido até às 10h de sábado (15), há risco de queda de temperatura superior a 5°C.
Acumulado de chuva
Alerta amarelo (perigo potencial) para RS e parte de SC. Válido até a manhã desta sexta-feira, há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos.
Ventos costeiros
Alerta laranja (perigo) para o litoral de ES, RJ, SP. Válido até o fim da manhã desta sexta-feira, com risco de intensificação dos ventos nas regiões litorâneas e movimentação de dunas de areia.