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Brazilcore: por que estrangeiros estão se vestindo com as cores do Brasil?

A trend #Brazilcore começou a ser adotada em massa por estrangeiros, que começaram a vestir as cores da bandeira brasileira. Entenda.



Nas redes sociais, uma nova trend brasileira surge: #BrazilCore. Em suas características, a hashtag consta com diversos criadores de conteúdo e celebridades se vestindo com as cores nacionais: amarelo e verde.

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Parece Copa do Mundo, mas não é. A princípio, a tendência, com origem nas periferias brasileiras, começou a ser acolhida pelo exterior durante o verão europeu e norte-americano, que começou em junho.

Reprodução

Vogue cita famosos vestindo #BrazilCore e é criticada ao não adicionar brasileiros

No dia 9 de junho, a revista Vogue, em seu perfil francês, publicou nas redes sociais diversas fotos de celebridades vestindo a tendência. Figuram no post: a cantora espanhola Rosália, as modelos estadunidenses Hailey Bieber e Emily Ratajkowski, e a francesa, também modelo, Tina Kunakey.

Além disso, no conteúdo, o cenário das fotos selecionadas também foi algo a ser pensado com algumas adições de elementos tipicamente atribuídos ao Brasil: praia, cadeiras de plástico em boteco de rua e até mesmo selfie com uma latinha do refrigerante Guaraná no fundo.

Contudo, nos comentários, em sua maioria, os usuários criticaram o fato da publicação não ter mencionado nenhum brasileiro ou adicionado alguma foto de uma brasileira aderente ao estilo verde e amarelo. Ademais, em outras postagens, é críticada a ideia de apropriação estrangeira de símbolos nacionais, em especial aqueles fortes nas periferias, que já são tendências muito antes das redes.

Popularidade nas redes sociais: veja números da trend no Instagram e TikTok

No TikTok, a popularidade da hashtag brasileira #brasilscore, com a diferenciação do S no lugar do Z, é ainda maior do que a escrita proveniente do inglês. Segundo matéria escrita pela GQ Globo, a trending com ‘S’ era cerca de sete vezes maior do que a sua versão estrangeira: 546 milhões contra 76 milhões.

Por fim, o fenômeno se repete no Instagram, com 4,4 milhões de interações contra 1,3 milhões. E aí, você já passou ou tem o seu feed carregado por pessoas vestindo a hashtag?




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