Com o fim do programa de incentivos do governo, os preços dos carros populares voltaram ao normal. Antes do fim do carro popular com incentivo fiscal, os descontos chagavam a R$ 8 mil e subiam em diversos casos com descontos das próprias montadoras. E agora, como está o cenário?
Leia também: O efeito colateral do programa de incentivo aos carros populares que a maioria ainda não conhece
Para verificar a questão, o UOL procurou as principais concessionárias das marcas Fiat, Volkswagen, Renault e Peugeot/Citroën para ter acesso aos preços. Nenhum carro em estoque com descontos foi encontrado.
No entanto, as concessionárias relataram que têm carros vendidos que ainda não foram entregues. Para novos pedidos, os preços já aumentaram. Por exemplo, o modelo 208 da Peugeot, que antes custava R$ 62.990, agora está sendo vendido por R$ 72.990. Algumas concessionárias ainda têm disponíveis o SUV 3008 e a linha de utilitários.
Com fim do carro popular com incentivo, preços sobem em todos os lugares
Um caso é curioso na pesquisa: a Renault ainda menciona o incentivo para o Kwid em seu site, mas em uma das maiores lojas da marca não há mais unidades disponíveis pelo preço anterior de R$ 58.990. Os descontos estão sendo negociados diretamente na loja, mas não foram divulgados por telefone, assegura o UOL.
Situação semelhante foi observada em uma concessionária Fiat, que informou não ter mais Mobi e Argo com descontos do governo. A Fiat removeu as informações sobre o programa do governo de seu site, e o configurador do Mobi não exibia os preços no momento da pesquisa.
Na Volkswagen, embora o Polo Track ainda seja mencionado com um desconto de R$ 8.000 em sua página de ofertas online, não foram encontrados carros em estoque com esse valor subsidiado. Os vendedores informaram que os carros estão sendo vendidos pelo preço normal e que é possível negociar pessoalmente ou entrar em uma lista de espera caso haja desistência entre os carros já vendidos, mas ainda não entregues.