Não há dúvidas de que as condições climáticas no Brasil têm gerado transtornos para a vida de uma boa parte dos brasileiros. Ciclones, ventanias, chuvas e alagamentos causaram estragos nas residências de milhares de pessoas nos últimos 60 dias, fazendo com que o clima se tornasse uma verdadeira preocupação em algumas regiões.
Veja também: ALERTA de baixa umidade: tempo seco volta NESTA 1º semana de agosto
No entanto, os transtornos ainda não acabaram. Isso porque uma nova frente fria está chegando no país, prometendo diminuir consideravelmente as temperaturas marcadas nos indicadores. Esse fenômeno não irá se limitar apenas ao Sul desta vez, atingindo também outras áreas brasileiras.
Previsão indica frio para os próximos dias
O fim do calor acima da média para o inverno já começou a diminuir desde o último sábado (29), que se manteve presente em alguns pontos das regiões Sul e Sudeste. Vale ressaltar que julho de 2023 foi considerado um dos mais quentes dos últimos anos.
No entanto, as temperaturas já começaram a cair nas regiões, fato que irá acontecer até mesmo no Nordeste. Assim, essa nova frente fria se formou no litoral do Rio Grande do Sul após a passagem de um ciclone extratropical na última semana.
Devido a isso, o frio deverá chegar junto com a chuva, causando até mesmo geada nas regiões serranas do Rio Grande do Sul. Ademais, as condições serão registradas também no Paraná e em Santa Catarina. Dessa forma, as pancadas de chuva devem surgir com força nos próximos dias.
Frio chegará aos poucos nas regiões
Vale ressaltar que nem todas as regiões irão sentir a queda nas temperaturas de forma brusca. Assim, o Sudeste ainda terá temperaturas altas durante a semana, com São Paulo atingindo os 26ºC e o Rio de Janeiro marcando 30ºC nos termômetros.
Em contrapartida, o frio chegará ao Nordeste pelas praias. Desse modo, a Bahia contará com nuvens carregadas já nos primeiros dias da semana, atingindo diversas outras regiões. Porém, as temperaturas não terão uma queda significativa.
Por fim, a única região que deve se manter com clima seco será o Centro-Oeste e uma parte do Norte. Dessa forma, é indicado conferir a previsão do seu estado para verificar quais serão as condições climáticas para os primeiros dias de agosto.