A frente fria que vem atuando sobre a região Sul do país começa a se espalhar e trazer chuva para boa parte da região nesta terça, 11. Com isso, são esperados volumes expressivos em todo o Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, exigindo alerta aos moradores devido aos riscos para transtornos. Além disso, a chuva chega acompanhada por ventos de até 60 km/h no estado gaúcho.
Leia mais: Até R$ 1.000: Caixa Tem irá repassar valores extras para ESTES beneficiários
Seguindo pela região Sul, está previsto que o ciclone extratropical que está atuando no mar chegará a região nesta quarta (12). Com isso, o clima ficará mais chuvoso e frio no Rio Grande do Sul, que sofreu impactos com o fenômeno no último mês. Assim, a previsão indica que poderão acontecer geadas nas serras gaúcha e catarinenses, com os efeitos se estendendo para até oito estados do Centro-Sul.
No entanto, as chuvas não devem atingir apenas o Sul. Com o avanço da frente fria, as pancadas de chuva acontecerão também no sul de São Paulo, porém apenas nas áreas mais próximas ao estado do Paraná. Assim, o sistema não avança para o restante da região por enquanto, fazendo com que o tempo firme predomine em grande parte da região.
Chuva atinge todo o país? Confira a previsão
Já no Centro-Oeste, o tempo permanece seco e sem previsão de chuvas. A expectativa é de sol entre poucas nuvens, com o tempo firme predominando toda a região. Ventos de até 40 km/h podem ser registrados no Mato Grosso do Sul.
No Nordeste, as chuvas finalmente começam a dar uma trégua a partir de hoje (11). Depois de enchentes e demais transtornos causados pelas tempestades nos últimos dias, a chuva começa a perder força, resultando apenas em pancadas isoladas na faixa leste e norte da região. Assim, o tempo permanece seco nas demais áreas.
Por fim, pancadas isoladas serão registradas na região Norte, principalmente em Roraima, norte do Amazonas, norte do Pará e no Amapá, devido à atuação de instabilidades tropicais. Contudo, a maior parte da região irá ter um dia de tempo firme devido ao bloqueio de ar seco no centro do país ter se expandido novamente, ampliando a área sem chuvas do Centro-Oeste para o Norte.