scorecardresearch ghost pixel



Ciência explica: onde Jesus realmente nasceu? Veja o que os registros mostram

Afinal de contas, você sabe onde e quanto Jesus realmente nasceu há mais de 2 mil anos. Confira o que é possível aprender com os registros.



Quando o assunto é Jesus Cristo nem tudo se limite à religião e à fé de inúmeras pessoas pelo planeta. Ou seja, o cristianismo não é o único viés que pode ser aprendido e estudado sobre o tema. Existe uma parte histórica importante, inclusive para saber qual foi o local exato de nascimento de uma das figuras mais famosas dos tempos modernos.

Veja também: PROIBIDAS: 6 religiões ilegais e que sofrem repressões ao redor do mundo

Onde nasceu Jesus Cristo?

Segundo o que consta no Novo Testamento da Bíblia, Jesus nasceu em Belém, onde fica localizado o território palestino da Cisjordânia. A localidade está a 10 quilômetros de distância de Jerusalém. Contudo, existem transcrições e relatos da própria Bíblia que demonstram inconsistência nesse dado.

Para muitos teólogos e estudiosos do assunto, a Bíblia nem sempre deve ser considerada um registro fiel ou biográfico de Jesus Cristo. Porém, a falta de outros registros faz com que ela seja o principal objeto de trabalho.

Apenas os evangelhos de Lucas e Mateus mostram que seria Belém a cidade natal do messias cristão. Naquela época, era o Rei Herodes que se encontrava no comando do império. Existe uma caverna naquela cidade que é reconhecida como o local de nascimento de Jesus. Ela assumiu esse papel pouco mais de 200 anos após a sua morte.

No mesmo local foi erguida a Igreja da Natividade que ainda é um dos principais destinos de peregrinação dos fiéis cristãos.

Outras versões

Por outro lado, o evangelho de Marcos aponta que o nascimento do messias foi em Nazaré, na Galileia. Enquanto isso, João dizia que Jesus viria de Belém, mas não que tinha nascido naquela cidade.

Em outro livro sagrado, o Alcorão, Jesus aparece sem local exato de natalidade, mas afirma que Maria deu à luz em lugar distante. Neste livro sagrado do Islã, Cristo é visto como um profete de Deus e não como filho.

Para muitos, a localidade do nascimento foi considerada por questões políticas e ritualísticas. Afinal, serviria para mostrar que Jesus seria um descendente de Davi. Isso foi o que motivou, por exemplo, a dedução de Belém por Mateus e Lucas.

Inclusive, a data de nascença ainda é um verdadeiro mistério e não existe qualquer registro histórico sobre o assunto.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário