Você já pensou em estender a sua vida em até 24 anos? Parece um sonho, não é mesmo? Mas um novo estudo aponta que essa proeza pode estar ao seu alcance! Quer saber como? Continue a leitura e desvende os segredos de uma vida mais longa e saudável.
Leia mais: Encontre sua felicidade no ‘lagom’, a filosofia sueca para o bem-estar
Uma pesquisa recente, liderada por Xuan-Mai Nguyen, especialista em ciências da saúde do Million Veteran Program, nos EUA, revelou que oito opções de estilo de vida saudável, implementadas a partir dos 40 anos, podem acrescentar quase um quarto de século à sua existência. Surpreendente, não é mesmo?
Mas quais são esses hábitos mágicos? Vamos ao que interessa!
1. Exercite-se: praticar atividades físicas leves, moderadas ou vigorosas, comparado a não fazer nada, pode acrescentar anos à sua vida. O estudo mostrou que as pessoas que viveram mais praticaram cerca de 7,5 horas de exercício por semana.
2. Evite o vício em opioides: nos dias atuais, com a crise de opioides assolando muitos países, essa medida se torna ainda mais importante. Segundo o estudo, não se tornar viciado em opioides pode reduzir o risco de morte prematura em 38%.
3. Não fume: nunca ter fumado reduziu o risco de morte em 29%. Caso você seja um ex-fumante, não se desespere, parar de fumar a qualquer momento também confere grandes benefícios à saúde.
4. Gerencie o estresse: viver com menos estresse pode reduzir a morte precoce em 22%. O desafio é transformar o mau estresse em bom estresse. Parece difícil, mas é totalmente possível!
5. Alimente-se de forma saudável: adotar uma dieta baseada em vegetais pode aumentar a longevidade em 21%. Isso não implica necessariamente ser vegetariano, mas sim optar por um plano alimentar saudável, como a dieta mediterrânea.
6. Evite o consumo excessivo de álcool: dizer não à tentação de tomar mais de quatro bebidas alcoólicas por dia pode reduzir o risco de morte em 19%.
7. Durma bem: aquelas tão sonhadas sete a nove horas de sono por noite sem insônia podem reduzir a morte precoce por qualquer causa em 18%.
8. Cultive relacionamentos sociais positivos: ter uma rede de apoio social positiva pode ajudar na longevidade em 5%.
A pesquisa ressalta que, embora adotar todos os oito hábitos de vida saudáveis tenha um efeito sinérgico, qualquer pequena mudança já faz a diferença. Ainda segundo Nguyen, “isso não está fora de alcance – na verdade, é algo alcançável para a população em geral”.
E aí, já pensou em quais hábitos você vai começar a mudar hoje? Lembre-se, cada pequeno passo que você der em direção a um estilo de vida mais saudável é um investimento para a sua longevidade. Então, vamos nessa! É hora de adicionar anos à sua vida!