O Nubank se tornou alvo de mais uma polêmica após clientes terem problemas com depósitos via boleto. Segundo relatos de usuários, o dinheiro está levando um prazo superior a três dias, tempo máximo estabelecido pelo banco, para cair na conta digital.
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No site Reclame Aqui, um cliente de São Paulo relata sua situação: “No dia 10/07/20223, às 15:26 efetuei um pagamento diretamente na agência da Caixa referente a um boleto de depósito em conta. Hoje 13/07/2023, 3 dias uteis após o pagamento, o crédito não foi efetuado em minha conta e o banco não dá nenhuma atenção ao caso, e menos ainda informam prazo para solução do problema”, escreve.
“Qual a segurança que podemos ter em um banco que simplesmente lança o valor em um limbo de problemas operacionais, e não faz o crédito do dinheiro na conta do cliente?”, acrescenta o consumidor.
O desenhista e mecânico Flávio Domingos, de 21 anos, relatou ao portal iG que passou por uma situação semelhante. Ele é cliente do Nubank há cerca de dois anos e meio e precisava do dinheiro para comprar mercadorias para trabalhar.
“Já fiz várias vezes esse processo e o valor do depósito sempre caía na minha conta no mesmo dia, ou nas primeiras horas do seguinte, durante a madrugada. Porém, desta vez, o prazo foi se estendendo e nada do dinheiro”, relata.
Falta de resolução
Na NuCommunity, comunidade de clientes do banco digital, não faltam queixas de pessoas que passaram por problemas semelhantes e ainda não tiveram uma resolução. A falta de respostas concretas é justamente uma das principais reclamações.
O Nubank diz apenas que os depósitos via boleto realizados nos dias 10 e 11 de julho passaram por uma instabilidade. “Novas operações já estão sendo realizadas normalmente desde o dia 12”, afirmou o banco.
“Lembramos que a compensação de boletos pode levar até três dias úteis, o que quer dizer que operações realizadas no início da semana podem ser concluídas em breve”, acrescentou, garantindo ainda que “entrará em contato com clientes que tenham sido afetados pela instabilidade e precisarão receber orientações específicas”.
A advogada Tábata Fagundes, especialista em direito do consumidor, explica que o cidadão deve primeiro tentar resolver o problema junto à própria ouvidoria do banco. Caso a resposta não seja satisfatória, a instituição poderá ser acionada por infração ao Código de Defesa do Consumidor (CDC).
“Se o Nubank divulga a compensação de boletos em três dias, ele é obrigado a cumprir esse prazo, sob pena de estar violando o Código de Defesa do Consumidor”, completa.