O Google alertou os usuários que cerca de dará início à exclusão de contas inativas do Gmail e do Google Fotos em dezembro deste ano. Segundo a empresa, a decisão de remover acessos não utilizados é baseada em motivos de segurança.
Leia mais: Tem iPhone? Atualize AGORA para o iOS 16.6 e corrija até 16 falhas de segurança
Dados da Earthweb mostram que o Gmail tem cerca de 1,8 bilhão de usuários ativos, enquanto o Fotos reúne cerca de 2 bilhões. Afinal, como impedir que seus e-mails, fotos e outros conteúdos sejam excluídos permanentemente pela companhia?
Motivo da exclusão de contas
A porcentagem que usuários que leem os termos de uso de empresas de tecnologia como o Google é bem pequena, por isso, a decisão pegou muita gente de surpresa. Em maio, a companhia atualizou suas políticas e incluiu informações sobre a limpeza de conteúdo. Em seguida, ela procedeu com o envio de e-mails aos usuários informando sobre o processo, mas muitos não viram ou não receberem o aviso.
O vice-presidente de gerenciamento de produtos do Google, Ruth Kricheli, alertou em uma postagem que a eliminação dos conteúdos armazenados no Gmail, Docs, Drive, Meet, Calendar e Google Photos começará em dezembro de 2023. Segundo ele, serão afetadas aquelas que não foram usadas ou conectadas “por pelo menos dois anos”.
Conforme pesquisas internas feitas pelo Google, contas que não são utilizadas por períodos prolongados têm maior probabilidade de serem comprometidas, principalmente por utilizarem senhas antigas ou reutilizadas. Além disso, seus usuários têm menos chances de terem implementado a autenticação de dois fatores.
“Nossa análise interna mostra que as contas abandonadas têm pelo menos 10 vezes menos probabilidade do que as contas ativas de configurar a verificação em duas etapas”, explicou Kricheli.
Como evitar a exclusão
Para quem quer manter suas contas, basta fazer login pelo menos uma vez a cada dois anos e realizar ao menos uma das seguintes tarefas:
- Ler ou enviar um e-mail com o Gmail;
- Fazer uma pesquisa no Google;
- Utilizar o Google Drive;
- Assistir a um vídeo no YouTube;
- Baixar um aplicativo da Google Play Store.
Basicamente, qualquer ação simples é suficiente para impedir que sua conta do Google seja excluída e proteger o conteúdo que você armazenou no Gmail e no Google Fotos.
No caso de contas antigas e esquecidas, a dica é utilizar o método de recuperação informando o e-mail ou o número de telefone associado à conta. A plataforma enviará um código de verificação de recuperação para o e-mail ou telefone e fornecerá detalhes de todas as contas associadas a eles.
Kricheli reforçou que a exclusão dos conteúdos, que começa em dezembro, será implementada “devagar e com cuidado, com bastante antecedência”. Os primeiros focos possivelmente serão as contas criadas, mas nunca mais usadas.