Você já se perguntou o que seu gato está tentando dizer com seus movimentos sutis? Os felinos são criaturas misteriosas e fascinantes, e agora você pode finalmente decifrar seus segredos!
Veja também: Cão que ladra, não morde! Não é bem assim: 6 mentiras dos animais que nos contam
Em “Kitty Language: Um guia ilustrado para entender seu gato”, a escritora e amante de gatos, Lili Chin, mergulha nas nuances da comunicação felina, revelando 13 sinais secretos que os gatos dão aos seus donos.
Com a ajuda de especialistas em comportamento animal, Chin desvenda os mistérios por trás dos movimentos dos gatos, permitindo que você estabeleça uma conexão ainda mais profunda com o seu felino de estimação.
Sinais secretos dos gatos: urinar em objetos ou na parede
Descubra por que seu gato está urinando em objetos ou nas paredes. Esse comportamento pode ser um sinal de estresse ou insegurança. Lili Chin explica que, ao espalhar seu próprio cheiro pela casa, o gato está tentando transformar o ambiente em um lar reconfortante novamente.
Esfregar o rosto em qualquer lugar
Entenda por que os gatos adoram esfregar o rosto em qualquer lugar. Ao fazer isso, eles estão marcando território e transferindo sinais químicos de suas glândulas faciais e dos pés. Descubra como interpretar esse comportamento e compreender o significado por trás dessa ação tão comum dos felinos.
Chicotear o rabo
Ao contrário dos cães, que abanam o rabo quando estão animados, os gatos balançam o rabo de um lado para o outro quando estão sobrecarregados, superestimulados ou frustrados. Aprenda a reconhecer esse sinal e saiba como lidar adequadamente com o seu gato nessas situações.
Bigodes para a frente
Pequenos movimentos nos bigodes podem revelar muito sobre o humor de um gato. Quando os bigodes estão espalhados para a frente e longe do rosto, significa que o felino está curioso ou animado. Descubra como identificar esses sinais e entender melhor o que seu gato está tentando comunicar.
Bigodes para trás
Quando os bigodes são empurrados para trás e agrupados, isso pode indicar que o gato está se sentindo ansioso ou sobrecarregado. Entenda por que seu gato não quer que seus fios do rosto sejam tocados e aprenda a lidar com essa sensibilidade.
Rabo trêmulo
A calda do seu gato está em pé e trêmula? Isso é um sinal de extrema felicidade, euforia ou excitação. Descubra como reconhecer esse comportamento e entenda melhor as emoções do seu felino.
Orelhas para baixo
Se as orelhas do seu gato estiverem achatadas para baixo, ele pode estar assustado ou ansioso, indicando que não deseja ser abordado. Aprenda a respeitar os limites do seu gato e a criar um ambiente seguro para ele.
Ansiedade
Saiba identificar os sinais de ansiedade em seu gato. Agachar-se próximo ao chão, manter a cauda baixa ou dobrada para baixo são comportamentos que indicam desconforto. Descubra como acalmar seu gato nessas situações e ajudá-lo a se sentir mais seguro.
Felicidade
Aprenda a reconhecer quando seu gato está feliz e contente. Observar a ausência de tensão no corpo e no rosto, além das patas não tocando o chão, são indícios de que seu felino está em um estado de plenitude.
Confiante
Descubra como identificar um gato confiante. Quando o animal avança com a cabeça na altura do ombro ou mais alto e mantém a cauda em uma posição alta e suavemente curvada, ele está demonstrando autoconfiança. Entenda melhor os sinais de confiança do seu gato e fortaleça o vínculo entre vocês.
Perseguição
Quando o corpo do seu gato está próximo ao chão, com o pescoço esticado para a frente, isso significa que ele está perseguindo algo, seja um objeto ou um inseto que está passando pela casa. Descubra como lidar com essa energia e oferecer atividades adequadas para o seu felino.
Assustado
Os gatos também podem ficar com medo e se encolher. Ao se agachar, dobrar a cabeça e manter as quatro patas no chão, eles estão demonstrando medo e insegurança. Saiba como criar um ambiente acolhedor para ajudar seu gato a se sentir seguro.
Inseguro
Se o seu gato parar de se mover e ficar ligeiramente agachado, mantendo a cabeça abaixo da altura do ombro, provavelmente está se sentindo inseguro ou cauteloso. Aprenda a reconhecer esses sinais e crie um ambiente tranquilo para o seu felino.