Restaurantes do Subway na Índia estão enfrentando problemas devido ao alto preço dos tomates no país, após uma série de aumentos de quase 400% no fruto. Por conta disso, algumas unidades tomaram a drástica decisão de suspender a opção de servir tomates em suas saladas e sanduíches devido a problemas de qualidade e escassez do produto.
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Um restaurante no aeroporto de Nova Délhi, por exemplo, exibiu uma placa informando a “indisponibilidade temporária de TOMATES”, destacando a falta de quantidade suficiente do produto para garantir a qualidade.
O grupo Culinary Brands do Everstone Group, que é a franquia-mãe de 200 das 800 lojas do Subway na Índia e controla a cadeia de suprimentos de todos os estabelecimentos, não respondeu à CNN quando questionado sobre o assunto. Embora muitos restaurantes ainda estejam servindo tomates, pelo menos duas unidades em Nova Délhi, uma em Uttar Pradesh e outra em Chennai, deixaram de oferecer o fruto.
Restaurantes do Subway não são os únicos a cortarem os tomates
Além do Subway, os restaurantes McDonald’s também retiraram os tomates de seus hambúrgueres e wraps em muitas partes da Índia devido a problemas de qualidade.
Para se ter uma ideia, o preço do tomate em Nova Délhi estava em torno de 168 rúpias (cerca de R$ 9,79) por quilo no sábado (22), após alcançar cerca de 240 rúpias (aproximadamente R$ 13,68). A alta dos preços dos tomates é atribuída à baixa temporada de produção, afetada pelas chuvas das monções que prejudicaram o transporte e a distribuição.
Com os preços mais altos, o governo implementou ações como vans móveis para fornecer tomates a preços mais acessíveis, buscando aliviar o impacto nos consumidores. Além disso, redes globais de restaurantes, como Domino’s e KFC, estão lançando produtos com preços mais baixos na Índia, respondendo à redução de gastos dos consumidores causada pela alta inflação no país.