scorecardresearch ghost pixel



Saiba por que abandonar o molho de tomate industrializado para sempre

O processo industrial do molho de tomate altera os benefícios originais da fruta, pois são adicionados altos teores de sódio e outros componentes químicos que prejudicam a saúde.



Mesmo com toda a facilidade e praticidade que alimentos industrializados fornecem, é preciso ter atenção, pois muitas vezes, representam um “inimigo oculto” devido as quantidades de substâncias que fazem mal ao organismo.

É o caso do molho de tomate, um alimento que combina com diversos pratos saborosos. No entanto, suas altas concentrações de sódio, açúcar, aromatizantes e conservantes quando consumidos diariamente, provocam sérios danos à saúde.

Entenda por que molho de tomate faz mal para saúde

Antes de explicar o porquê de o molho de tomate ser tão prejudicial, vamos comentar um pouco a respeito de seu principal componente, o tomate. 

É um tipo de fruta muito versátil usada para preparação e combinação de diferentes pratos, também é muito consumida em saladas e pratos de massas e pizzas.

Possui ação antioxidante, é cheio de vitaminas do complexo A e B, além de fósforo e potássio – que são minerais importantes para o metabolismo, – possui ainda, dosagens de ácido fólico, cálcio e frutose. Portanto, é um excelente alimento para compor a dieta.

Porém, quando falamos do molho de tomate, precisamos entender que o alimento perde suas características nutricionais por causa da adição de outras substâncias.

Molho de tomate industrializado

No processo de fabricação do molho de tomate são acrescentadas quantidades elevadas de conservantes, aromatizantes e sódio, além de açúcar. Esses elementos tornam o molho de tomate em um alimento prejudicial e composto de calorias vazias.

Para se ter uma ideia, 1 colher de sopa de molho de tomate caseiro contém cerca de 5 mg de sódio. Já o industrializado tem cerca de 120 mg, dependendo da quantidade usada e da adição de outros temperos no alimento.

O glutamato monossódico que é usado como aromatizante, age como um neurotransmissor cerebral, que pode causar agitação e elevação do estresse.

Desta forma, fica fácil concordar com os especialistas de saúde. É melhor deixar de consumir a versão industrializada e dar espaço para soluções mais naturais e caseiras, que de fato, ajudam a evitar problemas de saúde.

Quer aprender a preparar seu molho de tomate caseiro? Então, anote essa receita.

Receita de Molho de Tomate Caseiro

Ingredientes:

  • 1,5 kg de tomate maduro 
  • 1 cebola 
  • 1 dente de alho
  • 1 pitada de açúcar
  • Sal a gosto
  • Temperos diversos a gosto

Como preparar

Corte o tomate, a cebola e o dente de alho e reserve. 

Em uma panela de pressão coloque o tomate, a cebola, o alho, o sal e o açúcar. Deixe cozinhar por 15 minutos.

Quando encerrar o tempo de cozimento, espere sair a pressão e aguarde esfriar. E quando estiver frio, coloque no liquidificador e bata até obter uma consistência cremosa.

Peneire bem o líquido e despeje na panela novamente para engrossar o molho, por uns 15 minutos, aproximadamente.

Deixe esfriar e guarde em frascos no congelador.




Voltar ao topo

Deixe um comentário