scorecardresearch ghost pixel



CRLV 2023: estado revela datas para exigência do licenciamento do carro

Se você é motorista deste estado, é melhor ficar de olho no calendário de renovação do licenciamento de veículos liberado pelo Detran. Veja!



Com a chegada do segundo semestre do ano, muitos motoristas precisam regularizar a documentação dos veículos. Dessa forma, o Detran de Minas Gerais divulgou as datas para o licenciamento dos carros em 2023. Ao atingir as datas estipuladas conforme a identificação dos veículos, os mesmos devem estar com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em dia para evitar a cobrança de multas e penalização dos proprietários.

Leia mais: Problemas em atualizar o CRLV? Veja erros mais comuns de emissão em 2023

O calendário de 2023 foi definido de acordo com as placas dos veículos e já está em vigor desde a sua publicação. Com isso, os primeiros veículos que devem regularizar o CRLV são aqueles que as placas terminam em 1, 2 e 3.

De acordo comas datas divulgadas, os proprietários desses carros têm até o fim de agosto para conseguir atualizar o documento do automóvel. Para os carros com placas terminadas em 4, 5 e 6, a data limite é 30 de setembro. Já para aqueles com finais de placa em 7, 8, 9 e 0, o limite máximo para emissão do novo documento é 31 de outubro.

Valores da CRLV 2024

Após ser regularizado, o CRLV ficará válido por cerca de 12 meses, ou seja, até o segundo semestre de 2024. Assim, para imprimir o novo documento, o usuário deverá realizar o processo integralmente pelo canal digital do Detran logo após estar em dia com todos os custos do licenciamento.

Isso quer dizer que os proprietários dos automóveis precisarão arcar com algumas taxas para atualizar o CRLV em todo o Brasil, não apenas no estado de Minas Gerais. Em resumo, será preciso pagar a taxa de licenciamento e também toda e qualquer autuação envolvendo o veículo.

Para aqueles que resolverem dirigir com a documentação veicular atrasada, a multa aplicada será de R$ 293,47, além de sete pontos na carteira de motorista e a remoção do carro até que os documentos sejam regularizados.

Calendário de regularização em Minas Gerais

Como dito anteriormente, o calendário de regularização do documento dos veículos em Minas Gerais foi definido de acordo com os números finais da placa. Desse modo, as datas forma dispostas da seguinte forma:

  • Placas com finais 1,2 e 3: regularização até 31 de agosto de 2023;
  • Placas com finais 4,5 e 6: regularização até 30 de setembro de 2023;
  • Placas com finais 7,8,9 e 0: regularização até 31 de outubro de 2023.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário