scorecardresearch ghost pixel



Cuidado! ESTA é a marca de SAL que a Anvisa não quer que você use

Se você for às compras e optar por comprar o sal desta marca, é melhor ficar atento ao lote antes de colocar o item no carrinho. Saiba o motivo!



Começo de mês significa compras de supermercado para abastecer a despensa para o restante do mês. No entanto, muita atenção na hora de comprar um dos itens essenciais na cozinha: o sal. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de um lote de sal da marca Carrefour. A decisão foi tomada após o produto não apresentar a quantidade mínima de iodo exigida pelo órgão.

Veja também: Mais uma! Anvisa suspende venda DESTE leite por produção arriscada.

Dessa forma, a medida foi publicada na última quarta-feira (5), por meio do Diário Oficial da União. No entanto, a proibição da comercialização, distribuição, fabricação e uso do ingrediente não foi a única decisão tomada pela Anvisa. Além disso, a agência estabeleceu também o recolhimento imediato dos pacotes de sal pertencentes ao loto 22992.

Resposta do Carrefour

Desde 1950, todo sal destinado ao consumo humano deve conter, por obrigação, iodo. Atualmente, a quantidade da substância deve ficar entre 20 e 60 ppm (partes por milhão). Com o baixo teor de iodo no sal, os consumidores correm o risco de sofrerem distúrbios por deficiência do micronutriente, causando quadros de anomalias congênitas e bócio (hipertrofia da tireoide).

Ao ser notificado sobre a decisão da Anvisa, o Carrefour garantiu que os testes realizados em maio, mostravam que o sal estava dentro dos parâmetros estabelecidos pelas normas. Mesmo assim, o grupo atendeu às exigências e retirou o lote em questão de venda. Confira o comunicado:

“Informamos que realizamos análises recorrentes em todos os nossos produtos de marca própria. O produto citado foi testado em maio deste ano, e, na ocasião, as amostras analisadas estavam dentro dos parâmetros estabelecidos pela Anvisa.

Reforçamos ainda que solicitamos imediatamente a retirada do produto do lote 22992 em todas as lojas que o mesmo encontra-se disponível e que estamos em contato com o fornecedor para apurar o fato”.




Voltar ao topo

Deixe um comentário