Delete já! Apps com 1,5 milhão de usuários são, na verdade, espiões

Consultoria de cibersegurança revelou que esses dois aplicativos com 1,5 milhão de usuários estão enviando dados para a China sem consentimento.



Você pode pensar que está seguro ao usar seus aplicativos favoritos, vale ter cuidado. Dois aplicativos com 1,5 milhão de usuários e aparentemente confiáveis, chamados ‘File Recovery & Data Recovery’ e ‘File Manager’, foram descobertos secretamente espionando os dispositivos e enviando seus dados para servidores localizados na China.

Leia também:  Vírus espião infecta 400 milhões de celulares por meio de loja oficial do Android

A descoberta alarmante foi revelada pela empresa de cibersegurança Pradeo. Os aplicativos, desenvolvidos por um indivíduo chamado ‘Wang Tom’, foram baixados por mais de 1,5 milhão de usuários através da Google Play Store, loja oficial do ecossistema Android.

A informação preocupa porque esses aplicativos espiões operam de forma sorrateira, sem a necessidade de permissão dos usuários. Eles invadem os dispositivos e coletam informações confidenciais, como contatos, arquivos multimídia, localização em tempo real e provedor de rede. Eles agem como verdadeiros ladrões virtuais, silenciosamente roubando dados valiosos. Curiosamente, os aplicativos afirmavam não coletar dados.

Aplicativos com 1,5 milhão de usuários agiam como fantasmas

A empresa alertou que esses aplicativos espiões não apenas roubam dados, mas também se infiltram nos dispositivos e apagam seus ícones para evitar detecção. Além disso, eles podiam reiniciar os celulares e operar em modo invisível, como fantasmas cibernéticos.

Mas como esses aplicativos conseguiram enganar tantas pessoas? Sobre isso, a Pradeo acredita que o desenvolvedor ‘Wang Tom’ usou emuladores ou outros métodos para inflar o número de downloads e criar uma aparência amigável para os aplicativos.

Se você tem esses aplicativos instalados, os desinstale imediatamente e reforce a segurança do seu dispositivo com um antivírus confiável. Também vale a recomendação de levar o seu dispositivo para a avaliação de um profissional de segurança.

Lembre-se, ‘File Recovery & Data Recovery’ e ‘File Manager’, desenvolvidos por ‘Wang Tom’ devem ser desinstalados e evitados.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário