Usuários do YouTube podem notar uma mudança relacionada aos anúncios na plataforma mais cedo ou mais tarde. Isso, porque em uma rede social, na última terça-feira, 27, um internauta relatou ter visto um alerta do site de compartilhamento de vídeos informando que o uso de bloqueados de anúncios será limitado.
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Ele conta que a mensagem mostrava um anúncio sobre o limite de vídeos a serem vistos usando ferramenta de bloqueio. Desse modo, os indícios mostram que o YouTube pode ter iniciado o processo de restrição dos recursos criados especialmente para bloquear as propagandas.
YouTube pode estar começando a limitar bloqueadores na plataforma?
A publicação acompanha uma captura de tela da plataforma. As informações apontam que a plataforma está testando a possibilidade com um grupo de usuários. Ao que tudo indica, está sendo avaliada a ideia de aplicar um limite na quantidade de vídeos que podem ser reproduzidos quando um bloqueador de anúncios estiver ativado.
Na divulgação em questão, a imagem mostra um limite de apenas três vídeos disponíveis para reprodução enquanto a ferramenta de bloqueio estiver funcionando. Desse modo, para que o usuário continue assistindo aos conteúdos sem esta limitação e interrupção, a orientação é desativar o bloqueador de anúncios do navegador utilizado ou até mesmo fazer o ajuste na parte de configurações para optar por não retirar os anúncios.
A mensagem ainda destaca que os anúncios desempenham um papel fundamental ao permitir que o YouTube seja gratuito para bilhões de pessoas em todo o mundo. O suposto experimento está ocorrendo em um cenário em que a receita proveniente de propagandas no YouTube está em declínio. Em outras palavras, parece haver uma diminuição nos investimentos dos anunciantes na plataforma de vídeos que se consolidou como a mais popular do mundo.
Essas especulações sobre as restrições dos anúncios começaram no último mês. Até o momento, nenhuma informação oficial sobre uma atualização na política de bloqueadores de anúncios no YouTube foi confirmada. Com isso, o que resta é aguardar para entender quais serão os próximos passos da empresa.