O que você está fazendo para a sua bateria durar mais? Os celulares acompanham diversas funções destinadas para essa questão. Contudo, também existem alguns recursos configurados de um modo que consomem mais de nossos aparelhos móveis.
Veja também: Você no controle: 4 dicas de configurações para o seu celular Android
Nesse sentido, um estudo envolvendo smartphones percebeu uma relação entre a ativação de um recurso com a melhor das configurações e um gasto maior de bateria. Entenda.
5G: o inimigo da bateria?
Segundo um artigo da Ookla, que atua no ramo de inteligência de rede e insights de conectividade, o uso do 5G esgota a bateria dos seus smartphones mais rapidamente que o 4G-LTE. Em suas características, os usuários que utilizam do 5G experimentam maior consumo do que aqueles que usam sua versão anterior, entre 6 e 11%. A porcentagem pode variar segundo o System on Chip.
Em sua metodologia, para medir o consumo de bateria, identificaram todos os dispositivos registrando 100% do nível de bateria durante a manhã (6h às 12h) e compararam com o nível mínimo de bateria à tarde (12h às 18h)
De antemão, não são todos os celulares e lugares que suportam o 5G. É uma tecnologia nova e promissora que chegou ao Brasil prometendo mais velocidade. Além disso, a desativação do 5G só deve ser considerada como prioridade se o celular estiver enfrentando problemas de bateria.
Como posso desativar o 5G?
Na hipótese de que você tenha acesso total ao 5G, é possível retornar ao 4G. Veja passo a passo, para ambos os sistemas operacionais.
No Android:
- Abra as configurações do celular;
- Toque em “Conexões”;
- Vá até “Redes Móveis”;
- Troque o 5G pelo 4G;
- Pronto.
No iOS:
- Acesse o app Ajustes;
- Toque em “Celular”
- Aperte em “Opções de Dados”
- Acesse a opção “Voz e Dados”;
- Ative o 4G.
Por fim, caso o seu celular esteja apresentando problemas significativos na bateria, recomenda-se a consulta com um especialista.