scorecardresearch ghost pixel



Destaques do dia: Bolsonaro presta novo depoimento à PF; Inflação recua em junho; CGU divulga quanto cada beneficiário do Bolsa Família recebe; Galípolo e Aquino tomam posse no Banco Central

Divulgação de dados detalhados do Bolsa Família e depoimento de Bolsonaro à PF estão entre os principais assuntos desta quarta (12).



A inflação oficial do país recuou em junho, a primeira queda do ano e a maior variação para o mês desde 2017. Na última terça-feira (11), a Controladoria Geral da União divulgou dados que detalham o valor que cada beneficiários do Bolsa Família recebeu desde o relançamento do programa.

Leia mais: ‘Perigo potencial’: confira quais estados estão em alerta para tempestades e ciclones

Ainda no campo da economia, Gabriel Galípolo e Ailton de Aquino Santos tomam posse nesta quarta-feira (12) como novos diretores do Banco Central. Passando para a política, o ex-presidente Jair Bolsonaro deve prestar um novo depoimento à PF sobre o roteiro golpista de Marcos do Val.

Confira mais informações nos assuntos em destaque do dia.

Dados do Bolsa Família

A Controladoria Geral da União (CGU) disponibilizou uma lista de beneficiários do Bolsa Família e os respectivos valores dos pagamentos recebidos por ele desde o retorno da iniciativa. Os dados constam no Portal da Transparência, na aba “Benefícios ao cidadão”.

As informações publicadas são referentes ao período de março a maio de 2023, quando o investimento no programa de transferência de renda totalizou R$ 22,7 bilhões.

O site exibe a lista de todos os mais de 21 milhões de beneficiários, sendo possível consultar especificamente por um nome, CPF ou Número de Identificação Social. Os filtros por Estado, município e período também ajudam na pesquisa.

Depoimento de Bolsonaro

Jair Bolsonaro (PT) deve prestar um novo depoimento à Polícia Federal nesta quarta-feira. O ex-presidente falará sobre a suposta participação do senador Marcos do Val (Podemos) em um roteiro para aplicação de golpe.

A PF investiga o caso e quer ouvir a versão de figuras que teriam conversado com Do Val. Em junho, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou que Bolsonaro preste um novo depoimento, o quarto seguido.

No dia 2 de fevereiro, Marcos do Val afirmou em entrevista à Veja que foi “extorquido” por Jair Bolsonaro para participar de um esquema golpista. Ele afirma que havia planos de colocar um grampo em Moraes para justificar um pedido ilegal de prisão ao ministro.

O senador afirmou mais tarde que o plano foi desenhado pelo ex-deputado Daniel Silveira, aliado do ex-presidente. Em dezembro de 2022, Do Val contou que, durante uma reunião com Bolsonaro, recebeu um pedido para gravar uma conversa com Moraes.

Galípolo e Aquino

Gabriel Galípolo e Ailton de Aquino Santos assinam nesta quarta-feira, em Brasília, os termos de posse como novos diretores do Banco Central. A partir da assinatura, eles começam a exercer os cargos a que foram nomeados.

Galípolo, que era o número dois do Ministério da Fazenda, será diretor de política monetária da autarquia. Já Aquino, que é auditor chefe no Banco Central há 25 anos, será o novo diretor de Fiscalização.

Ambos tiveram os nomes sabatinados e aprovados pelo Senado Federal após a indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Inflação

A inflação oficial do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), recuou 0,08% em junho. Essa é a primeira queda do indicador em 2023.

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o nível ficou 0,31% abaixo da taxa de 0,23% registrada em maio. A variação também foi a menor para um mês de junho desde 2017, quando chegou a -0,23%.

No acumulado do ano, o IPCA registra alta de 2,87%. Já nos últimos 12 meses, o avanço é de 3,16%.




Voltar ao topo

Deixe um comentário