Sabe aquela história de que escovar os dentes é só para ter um sorriso bonito? Nada disso! Um estudo publicado recentemente na Scientific Reports descobriu que a higiene bucal noturna tem uma ligação direta com doenças cardiovasculares, incluindo o temido Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Leia mais: Do ciclo menstrual à menopausa: como os hormônios afetam o sono das mulheres?
Durante quase três anos, os pesquisadores mergulharam nessa pesquisa, que contou com a participação de mais de 1.600 voluntários com 20 anos ou mais. Eles dividiram essas pessoas em quatro grupos e olharam bem de perto os hábitos de escovação:
- Grupo 1 – Aqueles que relataram escovar os dentes duas vezes ao dia, de manhã e à noite.
- Grupo 2 – Aqueles que relataram escovar os dentes apenas uma vez à noite.
- Grupo 3 – Aqueles que relataram escovar os dentes apenas de manhã.
- Grupo 4 – Aqueles que não escovavam os dentes regularmente.
Os pesquisadores também levaram em conta outras informações importantes, como idade, sexo, histórico de fumo e acompanhamento médico. Eles vasculharam registros dentários e médicos de todos os participantes.
Inflamação nas gengivas pode ser um sinal de alerta
E aí veio o grande achado: a doença periodontal, uma inflamação das gengivas, principalmente por causa de uma higiene bucal precária, é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, incluindo AVC e infarto. Escovar os dentes antes de dormir foi eleito como o hábito mais importante para evitar essas complicações.
Então, nada de dormir de papo para o ar, esquecendo dessa prática diária. Cuidar dos dentes antes de uma noite de sono revigorante é fundamental para se proteger de riscos. Basta usar uma escova macia, uma pasta de dente e caprichar na escovação. Ah, e não esqueça de passar o fio dental e fazer bochecho com enxaguante bucal. Tudo isso vai garantir que sua boca fique limpa e saudável.