Além do vinagre, a culinária mexicana é rica em ingredientes usados como remédios populares, como o azeite de oliva. Quem não se lembra daquela colher de chá tomada para a “indigestão” ou em jejum pela manhã? Mas será que realmente traz algum benefício consumi-lo dessa forma?
Veja também: A cor da tampa do azeite esconde um segredo que você precisa conhecer
O azeite de oliva é extraído das azeitonas por meio de pressão, tornando-o muito popular nos países do Mediterrâneo, onde é amplamente produzido. Assim como outros alimentos que chegaram durante a época da Conquista, como o porco e a banha, o azeite de oliva foi introduzido no México, embora tenha enfrentado certa resistência da população devido às restrições impostas pela Coroa Espanhola.
Mas, afinal, por que tomar azeite de oliva em jejum?
A tradição de tomar uma colher de sopa de azeite de oliva em jejum é baseada em recomendações populares que prometem limpar o fígado e outros órgãos de toxinas, aliviar a indigestão, dor de estômago e até ajudar na perda de peso. No entanto, de acordo com a Healthline, não há evidências científicas que sustentem esses efeitos.
Um hábito além do México
Essa ideia não está presente apenas no México. Em alguns países do Mediterrâneo, também é recomendado consumir 60 ml de azeite todas as manhãs.
O azeite de oliva tem sido objeto de estudos devido aos seus benefícios à saúde.
Pesquisas demonstraram efeitos positivos quando ele é incorporado diariamente à dieta, seja para cozinhar ou como acompanhamento de alimentos. Isso leva algumas pessoas a acreditar que ingeri-lo diretamente com o estômago vazio pode maximizar suas propriedades. No entanto, é importante destacar que não existem estudos que respaldem essa afirmação, como reitera a Healthline.
Já a Fundação Espanhola do Coração recomenda o consumo diário de três a seis porções de azeite de oliva, seja como tempero, em pratos cozidos ou até mesmo para frituras. Portanto, é possível desfrutar de seus benefícios sem necessariamente tomá-lo em jejum, pois isso não faz diferença real.
Quais são os benefícios do azeite de oliva?
Diversos estudos confirmaram os benefícios para a saúde da dieta mediterrânea, que está associada a um menor risco de doenças cardíacas e derrames, segundo um artigo da Harvard Health Publishing. “Os benefícios nutricionais da dieta provavelmente vêm de várias fontes, mas o uso generoso de azeite de oliva parece ser um fator-chave”.
É importante ressaltar que a dieta mediterrânea também inclui o consumo de muitas frutas, legumes, nozes, grãos integrais e quantidades limitadas de carne vermelha.
Estudos conduzidos por Harvard e a Healthline identificaram os seguintes efeitos do azeite de oliva, especialmente o extra virgem:
- Propriedades antioxidantes que são biologicamente ativas e reduzem o risco de doenças crônicas.
- Ação anti-inflamatória.
- Menor risco de certos tipos de câncer.
- Redução do risco de demência em pessoas que o consomem regularmente.
- Ajuda a atingir a ingestão recomendada de gorduras saudáveis, já que muitas pessoas não consomem ácidos graxos poli-insaturados e monoinsaturados suficientes.
- Pode aliviar a constipação, embora sejam necessárias mais pesquisas para determinar a melhor forma de utilizá-lo.
- Beneficia a saúde do coração, sendo uma gordura saudável para o órgão. A Administração de Alimentos e
- Medicamentos (FDA) destaca que, se substituir outras gorduras e óleos, o azeite de oliva pode reduzir o risco de doenças cardíacas.
- Pode ajudar a estabilizar o açúcar no sangue.
- Promove a saúde óssea.
- Contém quantidades moderadas de vitaminas E e K.
- Previne derrames cerebrais: “Estudos em larga escala mostram que pessoas que consomem azeite de oliva têm um risco muito menor de sofrer um derrame, a segunda principal causa de morte em países desenvolvidos”, afirma a Healthline.
- Não está associado ao ganho de peso e obesidade.
- Pode ajudar a combater o Alzheimer, mas são necessárias mais pesquisas.
- Pode reduzir o risco de diabete quando combinado com uma dieta mediterrânea.
- Auxilia no tratamento da artrite reumatoide, especialmente quando combinado com óleos de peixe. Possui efeitos benéficos quando combinado com óleo de peixe.
- Possui propriedades antibacterianas, pois seus nutrientes podem inibir bactérias presentes no estômago.