scorecardresearch ghost pixel



É uma guerra: bikes de aluguel causam brigas entre entregadores no RJ

Na hora de escolher qual veículo utilizar para as entregas, muitos trabalhadores optam pelas bikes de aluguel. Isso tem sido motivo de brigas.



Com a popularização dos serviços de entrega por aplicativo, pedir comida pelo celular já se tornou um hábito na vida de muitas pessoas. Devido a esse aumento considerável na necessidade de delivery, muitos cidadãos acabam se tornando entregadores e utilizam as bicicletas para isso. Por essa razão, as tão famosas bicicletas de aluguel podem sofrer uma escassez.

Leia mais: Trabalhadores da Uber, iFood e outros aplicativos devem saber DESTA novidade importante

Essa prática pode acabar se tornando perigosa para alguns. De acordo com uma reportagem divulgada pelo Rest of World, ao menos um entregador do iFood já se envolveu em brigas devido ao uso de uma bicicleta de aluguel para realizar as entregas dos pedidos recebidos pelo aplicativo.

A situação aconteceu devido ao programa de compartilhamento de bicicletas relacionado ao iFood, o iFood Pedal. O sistema utiliza da rede de bicicletas Tembici, as famosas bikes do Itaú, para fornecer bikes para seus entregadores. De acordo com um levantamento do próprio iFood, quase metade dos seus 40 mil entregadores que usam bicicleta para realizar as entregas utilizam o iFood Pedal.

Disputa entre entregadores chama atenção

Segundo os entregadores que concederam entrevista para a Rest of World, os entregadores que utilizam as bicicletas alugadas contam com melhores rotas e entregas em distâncias menores, o que torna mais vantajoso o aluguel para o serviço. E tudo isso não é apenas teoria: a empresa confirmou que as rotas para os entregadores da Tembici são realmente diferentes.

Isso, porque é levada em consideração a localização das docas de bicicletas distribuídas nas cidades em que a empresa opera: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Brasília e Recife. Dessa forma, já foram registradas diversas confusões entre entregadores na disputa por uma bicicleta alugada.

“Isso virou uma guerra entre os entregadores”, afirmou um deles, Roberto, durante a pesquisa. Além disso, Roberto ainda argumentou que chegará o dia em que alguém sairá morto devido a essa disputa. Tudo se torna ainda mais complicado com o início da oferta de bikes elétricas, visto que elas são ainda mais disputadas.

A reportagem aponta também para a falta de manutenção das bikes. Segundo os relatos recolhidos, há entregadores que preferem alugar apenas uma bicicleta e acorrentá-la em algum poste para realizar a rota do dia.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário