Em meio às fotos de bebê no Remini, saiba se IA é mesmo segura

App gerador de fotos com IA, conhecido como Remini, viralizou nas redes sociais, mas será que é realmente seguro utilizar o dispositivo?



Nos últimos dias, o aplicativo Remini viralizou nas redes sociais por adicionar ao sistema uma função com inteligência artificial (IA), permitindo que os usuários gerem fotos que simulam diversas situações, desde imagens de bebês com base na aparência dos internautas até registros de como seria a pessoa quando noiva ou se graduando.

Leia mais: De graça! Aplicativo viraliza por usar IA para simular gravidez e projetar bebê

Mas será que o uso do aplicativo é seguro mesmo? A cada dia que se passa, se torna mais importante do que nunca ficar de olho nos termos e condições de plataformas que usam IA em suas funções, visto que o desenvolvimento desenfreado da tecnologia pode resultar em contratos de uso problemáticos. Confira mais detalhes ao longo do texto.

Remini é seguro?

As condições e termos do aplicativo têm pontos tão preocupantes quanto importantes para a segurança do usuário. Um deles, que pode ascender um alerta na cabeça da pessoa, é a utilização de imagens, vídeos e áudios por até três anos para ajudar nas atualizações do sistema.

Os usuários que aceitarem as políticas podem entregar o direito de uso das fotos editadas por lá para a Bending Spoons, empresa desenvolvedora com sede na Itália e responsável pelo sistema nos celulares Android e iOS. Além disso, o uso de dados pessoais, como nomes, e-mails, endereços IP e até mesmo o modelo de smartphone, são coletados para publicidade e podem ser compartilhados com parceiros ou autoridades em casos judiciais.

Apesar disso, alguns termos relacionados à privacidade garantem a proteção. Por exemplo: imagens geradas, como as fotos de bebês ou que simulam as pessoas grávidas, são excluídas dos servidores da empresa após 15 dias. Ademais, usuários também pode solicitar que dados sejam deletados, mas apenas em alguns casos, ao contatá-los pelo e-mail privacy@bendingspoons.com. A partir disso, a própria empresa envia orientações sobre o processo.

Outro ponto positivo é o fato de que a empresa fica na Itália, país com leis importantes de proteção à privacidade no mundo. Elas foram usadas como inspiração para elaborar a Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil.

Por fim, vale destacar que, para manter a sua proteção, é importante separar um tempo para ler as políticas de privacidade e uso do app ou contar com o auxílio de iniciativas, como o Privacy Not Included, site da fundação Mozilla que aponta softwares populares com políticas assustadoras sobre coleta das informações.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário