Em risco: veja as carreiras que devem ceder lugar à IA até 2030

Algumas profissões estão em risco e podem sumir até o ano de 2030. O motivo? O avanço da tecnologia, com a IA. Veja se a sua está na lista.



Não é de hoje que a tecnologia vem ocupando os espaços que antes eram dominados pelas pessoas. Com o avanço de novos recursos, mais completos e seguros, alguns cargos tendem a desaparecer do mapa. Veja quais são as profissões que estão em risco até o ano de 2030. Se a sua estiver na lista, pode ser a hora de pensar em uma nova carreira.

Leia mais: Ameaça digital: 5 profissões que podem ser dizimadas pela inteligência artificial

São funções que podem ser extintas por causa do avanço da inteligência artificial (IA). Atualmente, recursos diversos, como o ChatGPT, facilitam a rotina de muitas pessoas e entregam informações seguras, como se tivesse sido geradas por uma pessoa no outro lado da tela. Isso causa preocupação e coloca alguns cargos em perigo.

Profissões em risco até 2030

Se você parar para pensar, o ano de 2030 está logo aí. Isso te assusta?

As projeções para as carreiras que podem perder espaço para a tecnologia deixam muitos profissionais preocupados. Os mais antenados às mudanças já estão se antecipando à possibilidade, em busca de novas áreas de atuação que não poderão ser substituídas tão facilmente pelos novos recursos disponibilizados pela tecnologia.

Mas é inegável que algumas áreas do mercado de trabalho serão diretamente impactadas pela automação e pelo uso de tecnologias inteligentes. Algumas das profissões que podem desaparecer e que estão em risco são:

1) Caixas de supermercado;
2) Motoristas de caminhão;
3) Entregadores;
4) Recepcionistas;
5) Telefonistas;
6) Operadores de telemarketing;
7) Repórteres e jornalistas;
8) Contadores;
9) Auditores;
10) Operadores de caixa em lojas físicas;
11) Funcionários de linhas de produção;
12) Operadores de call center;
13) Arquivistas e bibliotecários;
14) Recepcionistas de hotéis;
15) Operadores de impressão e reprodução;
16) Assistentes administrativos;
17) Reparadores de eletrônicos;
18) Operadores de máquinas de fábrica.

Estas são apenas algumas profissões que estão mais em risco desde que o avanço da inteligência artificial, com potencial de substituir os profissionais pela automação de tarefas e do uso de sistemas novos, só cresce. Por isso, se a sua está na lista, saiba que é hora de se preparar para as mudanças no mercado.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário