scorecardresearch ghost pixel



Enganado! Advogado usa ChatGPT em pesquisa jurídica e se dá mal

Nos Estados Unidos, advogado usou a inteligência artificial para realizar uma pesquisa jurídica, mas acabou apresentando informações falsas.



Atualmente, nós podemos afirmar que o ChatGPT está sendo usado amplamente por estudantes e profissionais para agilizar tarefas que são consideradas mais repetitivas, pois assim as pessoas podem se concentrar na parte mais criativa e estratégica de uma atividade. Claro, nem sempre isso funciona! Esse advogado pode ter se arrependido.

Leia mais: Mulher usa ChatGPT para viajar mais em conta para a Europa; veja como

É importante ter cautela no uso da ferramenta, visto que o chatbot pode fornecer respostas com informações desatualizadas e até mesmo incorretas. Foi por causa desses pontos que um advogado nos Estados Unidos teve que pagar uma multa de US$ 5 mil, o equivalente a R$ 24 mil, por apresentar dados falsos enquanto trabalhava em um caso. Essas informações eram resultados de uma pesquisa que o profissional fez com o ChatGPT.

Confira detalhes desta história ao longo do texto.

Advogado usou IA em sua pesquisa para defender cliente

O caso aconteceu em maio desse ano, quando o juiz concedeu a sentença para Steven A. Schwartz, advogado que trabalha há 30 anos na área. O profissional não respeitou uma regra considerada básica no sistema jurídico americano ao apresentar informações falsas diante de um juiz.

Em entrevista a BBC News, Schwartz explica que não sabia que a inteligência artificial (IA) fornecia conteúdos irreais. A BBC e o The New York Times apuraram que o profissional trabalhava em um processo aberto contra uma companhia aérea, onde um cliente sofreu uma lesão corporal em 2019.

A companhia solicitou o arquivamento do caso, pois entendeu que o tempo de prescrição havia expirado. Diante disso, o advogado e seu colega exibiram uma petição evidenciando por que o caso deveria ir a julgamento, mostrando processos anteriores. Infelizmente para eles, esses processos mencionados não eram verdadeiros.

O juiz pediu um esclarecimento e descobriu que a pesquisa jurídica foi feita pelo ChatGPT. Schwartz disse em entrevista que não sabia que a IA fornecia informações incorretas e ainda esclareceu que o seu colega de trabalho não sabia que a pesquisa tinha sido elaborada com a ajuda do chatbot.

No início de junho, os advogados receberam uma sentença: pagar a multa e enviar uma carta aos juízes mencionados nos casos falsos. A ferramenta se tornou popular justamente por auxiliar as pessoas em diversas tarefas, contudo o chatbot é limitado. Até o momento, a base de dados do recurso conta com informações que vão até 2021, além disso, geram respostas com base no que já está na internet, logo o risco de fornecer informações falsas é grande.

Por isso, a orientação é usá-lo com cuidado e checar tudo o que é fornecido.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário