Etanol SUBIU de preço em 21 estados no governo Lula; veja os motivos

Levantamento com dados da ANP mostra que 21 estados estão com o etanol mais caro este ano. Veja os motivos e quis os estados mais caros.



Apesar de diversos bens de consumo terem caído de preço em 2023, o preço do etanol subiu em 21 Estados desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu o governo federal, em janeiro. Sete desses Estados tiveram um aumento superior a 10% em relação à última semana de dezembro de 2022.

Leia também: Produtos que caíram de preço em JUNHO: tem óleo, diesel, leite e mais

Sergipe e Amazonas foram os Estados com maior aumento no preço do etanol, com índices de 20,1% e 19%, respectivamente, segundo dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil). Esse aumento também afetou o preço da gasolina, já que o etanol é misturado ao combustível antes de ser comercializado nos postos, em uma proporção de 27% de etanol.

Por outro lado, sete Estados tiveram redução no preço do etanol. São Paulo registrou a maior queda, com 5,8%. Mesmo com o aumento do ICMS do etanol anunciado pelo governador Tarcísio de Freitas, o preço do combustível se manteve abaixo do praticado no ano passado.

Entenda motivos para aumento em 21 Estados no Governo Lula

O aumento no preço do etanol ocorreu, principalmente, devido à retomada da cobrança de impostos que estavam isentos em 2022. Em março, uma alíquota parcial de Pis/Cofins e Cide passou a incidir sobre os combustíveis em todo o país. Em junho, houve a alteração na cobrança do ICMS monofásico, e o governo federal retomou a cobrança da alíquota cheia de Pis/Cofins.

Além disso, o preço da gasolina também subiu desde o início do governo Lula, com um aumento médio de 11,8% em todos os Estados. Sete Estados tiveram um aumento superior a 15%. O Amazonas registrou o maior preço da gasolina, enquanto o Piauí teve a menor variação.

Outra questão é que preço médio da gasolina nos postos do país esteve mais alto do que o preço médio do diesel durante os primeiros seis meses do governo Lula. A gasolina é vendida a R$ 5,63, enquanto o diesel custa R$ 5,01. No final de 2022, a gasolina era 33% mais barata que o diesel, mas agora teve um aumento de 13,5%, enquanto o diesel teve uma redução de 21,5% em seu preço.




Voltar ao topo

Deixe um comentário