scorecardresearch ghost pixel



Ex-agente do FBI revela: ESTES gestos detonam sua entrevista de emprego

Segundo ex-agente do FBI, nossos pés são uma das partes mais honestas do nosso corpo quando se trata de revelar nossos sentimentos.



Afinal, qual o poder da linguagem corporal durante uma entrevista de emprego? Enquanto nos concentramos em escolher as palavras certas, nosso corpo também está enviando mensagens poderosas e sutis sobre quem somos e o que sentimos. Os gestos que fazemos, a postura que adotamos e até mesmo o contato visual podem causar uma impressão duradoura nos entrevistadores.

Leia mais: Como sair de uma conversa complicada: ex-agente do FBI revela SEGREDO

Segundo Joe Navarro, ex-agente do FBI especializado em linguagem corporal, nossos pés são uma das partes mais honestas do nosso corpo quando se trata de revelar nossos verdadeiros sentimentos. “Então, podemos sorrir para alguém de quem não gostamos, mas nossos pés se afastarão dessa pessoa mesmo enquanto sorrimos para eles”, explica.

Durante cinco décadas, Joe dedicou-se intensamente ao estudo da linguagem corporal, buscando conhecimento junto a antropólogos, psicólogos, sociólogos, etnógrafos, etólogos e até zoólogos especializados em primatas.

Hoje, como um renomado especialista na área e autor do livro “Dicionário da Linguagem Corporal“, compartilhou valiosas orientações à revista EXAME sobre como utilizar a comunicação não verbal em um dos momentos mais desafiadores da vida: a entrevista de emprego, onde o controle emocional é fundamental.

 O que fazer e evitar durante uma entrevista?

Para transmitir confiança e criar uma conexão positiva, alguns gestos são fundamentes: sorrir, arquear as sobrancelhas ao cumprimentar alguém, manter um bom contato visual com todos, usar movimentos amplos e suaves com as mãos, sentar-se ereto e inclinado para a frente, fazer anotações enquanto os outros falam e apertar as mãos com a pressão adequada.

Por outro lado, existem gestos que devemos evitar, pois podem prejudicar nossa imagem durante a entrevista. Olhar constantemente para todos os cantos da sala, ficar tão imóvel e de forma robótica, sentar-se de maneira relaxada, ter um aperto de mão fraco, realizar comportamentos de autolimpeza, fazer gestos rápidos demais e falhar em fazer contato visual adequado são alguns exemplos do que devemos evitar.

Invista no controle das emoções

Controlar nossas emoções durante uma entrevista de emprego pode ser desafiador, mas é fundamental para transmitir confiança e segurança. Joe Navarro sugere a leitura dos outros e a antecipação de comportamentos para evitar que nossas emoções assumam o controle. Ele explica:

“Quando estamos nervosos e nossas mãos tremem ou comprimimos os lábios, é melhor direcionar essa emoção para outro lugar segurando e apertando um objeto ou escondendo nossas mãos debaixo da mesa ou atrás das costas. Não há nada de errado com as emoções, apenas quando elas assumem o controle de nós, nosso comportamento e pensamentos.”

Lembre-se de que a linguagem corporal é uma forma poderosa de comunicação e pode influenciar a percepção dos entrevistadores sobre você. Pratique esses gestos antes da entrevista, preste atenção à sua postura e ao seu contato visual, e esteja consciente dos sinais que seu corpo está enviando. Com um pouco de atenção e prática, você poderá usar essas recomendações a seu favor.




Voltar ao topo

Deixe um comentário