scorecardresearch ghost pixel



‘A vaga é sua’: este é o truque que muita gente faz na hora da entrevista de emprego

Muitos ignoram esta forma de agir e ela é responsável pelo sucesso de muitos durante entrevistas de emprego. Saiba como agir.



Linguagem corporal. Segundo recrutadores, ela pode potencializar ou diminuir as suas chances de contratação em uma entrevista de emprego. Assim, a forma como se fala é tão importante quanto o conteúdo dito pelo candidato. Nesse sentido, as pesquisas sugerem que a comunicação não-verbal influencia – e muito! Na percepção que as pessoas têm de você, inclusive em ambientes de trabalho.

Leia mais: 4 erros na entrevista de emprego que farão o RH pensar em outro candidato

Vale lembrar que por comunicação não-verbal entende-se contato visual, sorrisos, gestos com as mãos e outras reações ligadas à linguagem corporal.

Entrevista à vista? 6 estratégias de linguagem corporal para ganhar a vaga
Foto: Shutterstock

Entrevista de emprego: como agir

Na prática, diante de um recrutador experiente, a mensagem que o corpo do candidato passa como, por exemplo, segurança, ansiedade ou comprometimento podem ser fundamentais para se definir quem ficará com a vaga.

“Isso significa que, em uma entrevista de emprego, a forma como você fala é tão importante quanto o que você diz, adisse Bert Bean, CEO da empresa de recrutamento Insight Global, ao site CNBC.

Abuse dos sinais não verbais

Durante seus 19 anos como recrutador, Bean passou a observar um padrão de comportamento, ou seja, uma espécie de truque, que os candidatos usavam para se destacarem em uma entrevista. Na prática, esse truque é o uso de sinais não-verbais para mostrar envolvimento e animação do candidato em participar daquele processo seletivo.

“Os melhores candidatos são aqueles que se sentam nas cadeiras e deixam claro que estão muito envolvidos na conversa”, explicou o recrutador. Isso ocorre porque o contratante deseja montar um time engajado e que acredite nos propósitos da empresa em que trabalha. “As pessoas querem contratar pessoas que estejam genuinamente interessadas no trabalho”, completou Bean.

Portanto, quem deseja se destacar em uma entrevista de emprego deve usar o truque do entusiasmo genuíno. Ele traz energia para a conversa, fazendo com que o candidato se destaque entre outros que podem soar monótonos ao não saírem de um roteiro, mesmo que sejam qualificados para a função.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário