Os usuários de Android precisam estar atentos com dois aplicativos espiões detectados na Google Play Store. Os apelidados spywares foram baixados mais de 1,5 milhão de vezes, consoante dados de pesquisadores da Pradeo, especialista em segurança móvel.
Veja também: Vilão do seu Android: ESTE app é campeão no consumo de bateria
Em sua publicação original, é destacado que o Google já foi alertado sobre a descoberta antes do alerta se tornar público. Mesmo assim, é sempre importante verificar se ele continua instalado em seu aparelho.
Dois aplicativos espiões detectados no Android
A primeira ameaça identificada, com mais de 1 milhão de instalações, é o aplicativo “Recuperação de arquivos e Recuperação de dados”. O segundo spyware, com 500 mil downloads, é o “File Manager.” Segundo publicação no blog da empresa, ambos os aplicativos são do mesmo desenvolvedor.
Em suas características, ambos os programas fingiam ser um simples software de gerenciamento de aplicativos. Parecendo uma solução legítima, eles conseguiam induzir os usuários para o seu download.
Contudo, “eles são programados para serem iniciados sem a interação dos usuários e para exfiltrar silenciosamente os dados confidenciais dos usuários para vários servidores maliciosos baseados na China”, conforme descrito na publicação original.
Entre os dados roubados, estão:
- Lista de contatos dos usuários do próprio dispositivo e de todas as contas conectadas, como e-mail, redes sociais
- Mídias presente no aplicativo: Imagens, conteúdo de áudio e vídeo
- Localização em tempo real
- Código do país móvel
- Nome do provedor de rede
- Código de rede do provedor de SIM
- Número da versão do sistema operacional
- Marca e modelo do aparelho
Aplicativos dizim não coletar dados dos dispositivos dos usuários
Na Google Play Store, em sua aba de proteção de dados, os apps diziam não coletar dados dos dispositivos dos usuários, o que é uma informação falsa. Ademais, também diziam que, se os dados fossem coletados, os usuários não poderiam solicitar que fossem exclusivos, o que é contra a maioria das leis de proteção de dados.
Segundo uma matéria do The Sun, o Google removeu os aplicativos da Play Store. Em suma, certifique-se de desinstalar os apps referidos, caso baixados. Por fim, mantenha seu aparelho Android atualizado e instale programas somente de desenvolvedores confiáveis. Certifique-se de checar informações e avaliações dos aplicativos.