Os cuidados com a saúde bucal ainda são precários em muitas partes do Brasil. Infelizmente, diversas pessoas só resolvem dedicar um pouco mais de atenção quando já é tarde demais. Tudo começa com uma dor de dente, mas pode terminar com a perda estrutural completa. O implante dentário se torna uma solução, porém pouco acessível para as pessoas.
Veja também: Você escova os dentes durante o banho? Pare com isso imediatamente
Um sonho comum de muitos que perderam um dente era de que houvesse um modo de fazê-lo crescer de novo. Afinal, um implante costuma custar alguns milhares de reais e nem sempre causa o conforto esperado. Por isso, uma novidade da Universidade de Kyoto tem animado os pacientes odontológicos pelo mundo.
Pesquisadores estão trabalhando em um remédio inovador, capaz de regenerar o dente perdido. O potencial da pesquisa é incalculável e pode transformar os cuidados bucais como conhecemos hoje.
Como é o remédio que regenera o dente humano?
A pesquisa teve início a partir do professor Katsu Takahashi. Ele percebeu que conseguia modificar ratos para terem menos dentes, alterando um único gene do código. Logo, ele pensou: “se é possível diminuir a quantidade de dentes, pode ser viável aumentá-la”.
Após vários anos de estudos, a equipe do docente conseguiu encontrar a peça fundamental do quebra-cabeça. Uma proteína chamada de USG-1, que afetava o número de dentes nos ratos de laboratório. No ano de 2021, a pesquisa começou a render frutos interessantes para desenvolver uma droga que regenerasse o dente humano.
Em ratos, o medicamento funcionou de forma surpreendente. Agora, a equipe deve começar os estudos em humanos, mas apenas no ano de 2024. A bateria de testes deve durar cerca de 6 anos para garantir a segurança e eficácia.
Impacto grandioso
O impacto de um eventual sucesso nos estudos é incalculável. O medicamento pode ser uma solução para quem sofre com agenesia dentária. A possibilidade de regenerar um dente ajuda os pacientes e os profissionais que poderão evitar o temido implante.