Alguns cachorros parecem ser muito fofos, mas isso não quer dizer que eles não estão suscetíveis a um ataque de nervos. Afinal, cada espécie tem um temperamento, considerando suas características. Nesse caso, é preciso avaliar com cuidado o comportamento esperado de cada cão. Antes de adotar, alinhe suas expectativas e confira estas raças que costumam ser temperamentais.
Veja também: Veterinários alertam: oferecer esta fruta para cachorros pode ser FATAL
Estas raças de cachorro parecem ser dóceis, mas são agressivas
1. Jack Russell Terrier
O Jack Russell Terrier pode parecer adorável, porém, é conhecido por sua natureza destemida e por ser um cão de caça. Se não for adequadamente socializado e treinado, pode exibir comportamentos agressivos.
2. Husky Siberiano
Com aparência de lobo, o Husky Siberiano é uma raça bela e energética, mas também apresenta um alto instinto de caça. Portanto, caso não receba uma série de atividades mentais, o tédio vai resultar em estresse e nervosismo.
3. Chihuahua
Apesar de seu tamanho, o Chihuahua costuma ser territorial e protetor, o que pode levá-lo a mostrar agressividade. Devido ao pequeno porte, muitos subestimam sua capacidade de ataque, mas a mordida pode ser dolorosa.
4. Rottweiler
O Rottweiler é um cão poderoso e leal, mas também tem um perfil territorialista e protetor em relação a sua família. É necessário que ele receba comandos desde filhos, principalmente na presença de terceiros.
5. Tosa Inu
De postura imponente, o Tosa Inu é uma raça japonesa conhecida por sua coragem e força. Embora possa ser dócil com seu dono, apresenta-se desconfiado e agressivo em relação a estranhos se não for devidamente socializado.
6. Cocker Spaniel
Este cão tem uma aparência elegante, e é geralmente uma raça afetuosa e amigável. Entretanto, o Cocker Spaniel odeia se sentir ameaçado, reagindo automaticamente a avanços que não foram programados.
7. Pit Bull Terrier
O Pit Bull Terrier é frequentemente estigmatizado devido à sua força e histórico de uso em atividades de luta de cães. Desse modo, talvez não seja um bom companheiro para quem não se dedica a exercícios físicos.
8. Border Collie
O Border Collie se destaca pela inteligência e precisa de tarefas diárias, para gastar sua energia. Se não receber exercícios físicos e mentais, pode ficar frustrado e desenvolver comportamentos indesejados, incluindo a agressividade.
9. Pastor Alemão
O Pastor Alemão é conhecido por suas habilidades de caça, e não é à toa que trabalha para a polícia. Uma socialização adequada desde cedo é essencial para garantir que ele não se torne extremamente agressivo.